top of page
  • Tati Barros

Tomilho: por que inserir o tempero nas suas receitas?



Para quem quer reduzir o consumo de sal, nada melhor do que investir nos temperos naturais. Estes são verdadeiros tesouros da gastronomia e isso não é qualquer exagero. Basta se lembrar de como os europeus viajavam milhas e milhas para buscarem especiarias na Índia. E entre os condimentos que merecem entrar nas suas receitas está o tomilho.


Por que usar tomilho?


Essa é uma erva bem comum na culinária francesa e isso, por si só, já um motivo forte para investir no tomilho. Afinal, se tem alguém que conhece de alta gastronomia são os franceses. Mas não para por aí.


Ele ainda era usado para fins medicinais na Antiguidade e, para os gregos, servia de incenso. Ou seja: aroma agradável? Temos!


Se você não está acostumado a usar o tempero no dia a dia, não se preocupe que vamos te mostrar agora em que receitas cada um dos dois tipos de tomilhos devem ser acrescentados:


Tomilho-comum: com sabor picante e amargo, pode ser usado em caldos, carnes e legumes.

Tomilho-limão: com sabor cítrico, é indicado na preparação de molho branco, carnes e massas.


Benefícios para a saúde


Agora, vamos ao tema que tanto gostamos: os benefícios para a saúde. E já adiantamos: são vários!


Coração mais saudável


Quando consumido com frequência, o tomilho ajuda a reduzir o nível da pressão arterial, assim como o colesterol ruim (LDL). Por outro lado, ele aumenta o colesterol bom (HDL). Tudo isso, é essencial para prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Propriedades antioxidantes


Os antioxidantes são componentes responsáveis por impedir a ação dos radicais livres, que atacam nossas células e causam doenças como o câncer. E o tomilho é rico em antioxidantes que, ainda, previnem o envelhecimento precoce da pele.


Aumento da imunidade


Todo mundo sabe que a Vitamina C é fundamental para o fortalecimento da nossa imunidade, certo? O que muita gente desconhece é que esse nutriente está presente no tomilho. Isso mesmo! E, por isso, ele ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos (leucócitos) e assim, promover o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.


Bom humor


A erva conta com uma substância chamada carvacrol. Estudos mostram que esse elemento aumenta os níveis de dopamina e serotonina, hormônios que reduzem o estresse e trazem uma sensação de bem-estar.


Contra problemas respiratórios


O tomilho possui ainda ação expectorante, o que quer dizer que ajuda no combate a inflamações e doenças respiratórias, como bronquite, asma, alergias, resfriados e sinusite.



Como podem ver, motivos não faltam para aproveitar o melhor do tomilho na sua cozinha, né?! Seu paladar e seu corpo, certamente, irão agradecer!


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page