Imagem1.png
  • Tati Barros

Como cozinhar legumes e verduras sem perder valor nutricional



Quem é adepto de uma dieta variada e rica nutricionalmente conta com infinitas possibilidades de preparação dos alimentos naturais. No entanto, é preciso ficar a atento e se informar sobre como cozinhar legumes e vegetais sem perder valor nutricional. Isso porque, alguns deles perdem parte de seus nutrientes em temperaturas elevadas, enquanto outros são mais saudáveis cozidos.


Como cozinhar legumes e vegetais


É importante entender que cada alimento tem uma característica própria e isso é essencial para aproveitar o melhor dos seus benefícios. Vamos mostrar como preparar alguns desses itens da melhor forma. Acompanhe:


Cenoura: quer um vegetal versátil? você pode prepará-lo cozido ou comer cru mesmo. Se a intenção é aproveitar a sua vitamina C, é melhor comer a cenoura crua. Já se a intenção é aumentar a ingestão de betacaroteno, o indicado é preparar cozida.


Brócolis: para evitar que esse alimento perca uma enzima que ajuda a purificar o fígado, o indicado é cozinhar o alimento no vapor.


Tomate: pode consumir molho de tomate sem receio. Isso porque o licopeno (nutriente que confere a cor vermelha e previne várias doenças) tem sua ação potencializada no cozimento. Acompanhe com óleo ou azeite.


Espinafre: mais um exemplo que pode ser consumido das duas formas. Isso porque o calor colabora para a absorção de minerais. No entanto, o alimento também é rico em vitamina C, que é melhor conservada crua.


Beterraba: nada melhor do que consumir beterraba crua, na salada para manter estrutura das fibras presentes nela.


Cebola: se você costuma consumir a cebola em molhos ou sopa, tudo bem. Mas o indicado é que coma também crua, para manter as propriedades da quercetina, uma substância que ajuda a prevenir tumores.


Alho: mais um tempero natural que deve ser consumido cru. Isso porque a alicina, substância com propriedades antibiótica, antiviral e antibacteriana é sensível ao calor.



Melhor forma de cozinhar os alimentos




Vamos explicar agora qual a maneira mais indicada para cozinhar os alimentos que são melhor consumidos dessa forma, preservando os seus nutrientes.


  • Lave bem.

  • Prefira sempre prepará-los no vapor, para evitar o contato direto com a água.

  • Cozinhe os legumes com a casca, onde concentra maior parte dos nutrientes.

  • Não cozinhe no vapor por mais de cinco minutos, esse é o período ideal para manter os nutrientes e garantir uma crocância ao alimento.


Que tal começar a adotar essas práticas na sua cozinha?




7 visualizações0 comentário