Imagem1.png
  • Tati Barros

Mitos e verdades sobre antioxidantes


Quando o assunto é alimentos saudáveis, eles estão presentes. Os antioxidantes são os melhores amigos do nosso sistema imunológico. Mas, tudo em relação à alimentação, não tem jeito: sempre tem mitos e verdades que precisam ser desvendados para poder garantir o melhor para o nosso organismo. E com os antioxidantes não seria diferente. É sobre isso que vamos falar agora.


Mitos e verdades sobre antioxidantes


Eles estão presentes em itens naturais como frutas, verduras, legumes e oleaginosas e têm como missão proteger nosso organismo do ataque dos radicais livres, que atacam o nosso sistema imunológico e causam doenças sérias, como o câncer.


Será que você sabe tudo o que precisa saber sobre os oxidantes? Dê o check nos mitos e verdades a seguir:


Os antioxidantes curam doenças


MITO. Não ache que eles agem como remédios porque não é isso. A função dos antioxidantes é de prevenção, já que ajudam a prevenir o envelhecimento das células e a defendê-las dos ataques de agentes externos.

Eles combatem o envelhecimento precoce da pele


VERDADE. Como já dissemos, os antioxidantes combatem os radicais livres, que atacam as nossas células. Isso vale também para os fatores que levam ao envelhecimento precoce da pele. Para esse objetivo, o mais indicado é consumir alimentos ricos em vitamina C, que previne os danos solares e fortalecem as defesas da pele.


Existem alimentos opostos aos antioxidantes


VERDADE. Trata-se dos pró-oxidantes, que favorecem o estresse oxidativo no organismo e contribuem para os processos inflamatórios. Esse é o caso do álcool, da gordura trans e do açúcar em excesso.


Todo antioxidante age igual


MITO. Logo acima, como exemplo a vitamina C, que age no cuidado da pele. Já os Beta-caroteno e licopeno estão associados à prevenção de carcinogênese e aterogênese. Por outro lado, a vitamina E protege as membranas celulares da peroxidação lipídica.


Cozinhar os alimentos faz com que percam os antioxidantes


DEPENDE. Isso depende de cada alimento. Nesse artigo, falamos sobre alimentos que devem ser consumidos crus para manter seus nutrientes. No caso de alimentos arroxeados, como a jabuticaba, a beterraba e o repolho roxo, perdem os antioxidantes com o calor. Já no caso da cenoura e do tomate, por exemplo, o cozimento aumenta a proteção da membrana celular.


Eles aumentam nossa longevidade


MITO. São vários os fatores que vão determinar se uma pessoa terá uma vida longa. Além de uma alimentação saudável, é preciso considerar ainda estilo de vida, genética, saúde, condições de saneamento básico, entre muitos e muitos outros.


Uma coisa é verdade e você não precisa ter dúvidas: os antioxidantes precisam estar presentes na sua dieta diária para manter o organismo funcionando de forma saudável!




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo