top of page
  • Tati Barros

Setembro Amarelo: dicas para cuidar da saúde mental


Desde 2015, o nono mês do ano é conhecido como Setembro Amarelo, em que há uma série de campanhas para a prevenção ao suicídio. Essa é uma iniciativa criada em conjunto pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


Por que existe o Setembro Amarelo?


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. É muito! E mesmo assim, esse ainda é um tabu, que ainda não é tratado da forma que deveria, seja por preconceito, medo ou ignorância. E é justamente por isso foi criado esse mês de conscientização.


Segundo a OMS, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados, com a busca de ajuda. E, em tempos de pandemia e isolamento social, é especialmente importante esse tipo de apoio. Afinal de contas, estudos já mostram o crescimento de casos de estresse, ansiedade e, até mesmo, depressão.


Dicas para cuidar da saúde mental


Cuidar da saúde mental e emocional é uma manutenção que deve ser feita diariamente. Lembrando que o mais indicado, sempre, é procurar uma ajuda profissional, especialmente se você tem se sentido triste, depressivo e ansioso.


No entanto, qualquer pessoa pode - e deve - adotar hábitos que colaboram para manter a sanidade, mesmo em tempos tão adversos. E são essas práticas que vamos enumerar agora:


Seja generoso consigo mesmo


Esse é o primeiro passo - e talvez um dos mais complicados. Abrace si mesmo, com todas suas qualidades e defeitos. Seja gentil com seus erros e falhas e evite se comparar com os outros; ninguém é perfeito e você não precisa buscar alcançar algo que, simplesmente, não existe.


Seja mais positivo


Essa época que estamos vivendo faz com que, em muitos momentos, seja difícil ser otimista. Mas, esse é um exercício que precisa ser praticado. Foca nas coisas boas que acontecem na sua vida e, acredite: tudo vai melhorar.


Pratique o autocuidado


Dedique um momento para cuidar de si mesmo. Sabe aquelas pequenas alegrias do dia? Um banho relaxante, meditação, uma taça de vinho, um spa caseiro, uma refeição saborosa… encontre algo que te dê prazer e se permita curtir isso.


Alimente-se bem


A alimentação está diretamente ligada à saúde do corpo e da mente. Procure manter uma rotina alimentar mais saudável, com itens nutritivos e que proporcionam esse bem-estar.


Exercite-se


Assim como no caso da alimentação, praticar exercícios físicos tem tudo a ver com a saúde mental e, até mesmo, emocional. Encontre uma atividade que te dê prazer, mesmo que seja uma simples caminhada e tente incluir esse hábito na sua rotina.


Converse


Mesmo em tempos de isolamento social, é fundamental manter-se conectado com as pessoas. Converse com amigos e familiares que você ama, conte suas dores e alegrias. Tudo compartilhado fica melhor e mais leve!


Procure ajuda profissional


Por fim, não exite em buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Terapia é vida, acredite!


E caso precise de um apoio extra, entre em contato com o CVV, por meio do telefone 188 ou no site cvv.org.br.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page