Para quem começa a fazer dietas, uma das primeiras dúvidas que surge é se deve abrir mão do jantar. Afinal de contas, uma refeição à noite vai promover o ganho de peso ou fazer mal à saúde?
A verdade é que você não precisa abandonar de vez a alimentação antes de dormir, no entanto, o indicado é deixar de lado pratos pesados e investir em lanches mais leves, que não façam o organismo trabalhar demais durante a noite.
A dica é a seguinte: se você for comer algo rico em proteínas ou gorduras, o ideal é que essa ingestão seja feita até 4 horas antes de dormir, uma vez que esses alimentos possuem uma digestão mais lenta. Já no caso de refeições mais leves, fontes de carboidratos, é permitido comer até uma hora e meia antes de dormir.
Para te ajudar a fazer as escolhas corretas, te mostramos o que não é indicado comer durante a noite. Confira:
Bebidas que contenham cafeína (como café, chá mate e refrigerante)
Alimentos termogênicos (canela, gengibre e pimenta)
Açúcar
Comidas gordurosas
Carne vermelha
Frituras
Massas
Industrializados
Álcool
O que deve-se comer, então?
Como já dissemos, a recomendação é ingerir alimentos que tenham uma digestão mais fácil e rápida. Por isso, invista em opções mais leves. Alguns exemplos:
Caldos
Vitaminas
Iogurtes
Banana com castanhas ou nozes
Suco de maracujá
Chá de camomila
Leite vegetal
Pão integral Santa Pausa com geleia
Lembramos sempre que, antes de adotar qualquer dieta ou novos hábitos alimentares, é essencial consultar-se com seu médico ou nutricionista. Apenas o profissional capacitado poderá indicar o que é melhor para você, considerando as necessidades do seu organismo.
Castanhas e nozes interferem no sono e não devem ser consumidas à noite antes de deitar.