Imagem1.png
  • Tati Barros

Ressaca? Vamos te mostrar como curar os sintomas!


Segunda-feira chegou e se você exagerou nas bebidas durante o final de semana, provavelmente, acordou sofrendo com a famosa ressaca. Os sintomas a gente conhece bem: dor de cabeça, sede, fadiga, náuseas, mal-estar geral, boca seca, sensibilidade à luz e, claro, aquela irritação típica, diante de tantos desconfortos. Embora não haja receita mágica para curar ressaca, é sempre válido aliviar essa condição.


Como curar ressaca sem remédios


Antes de tudo, esqueça aquele mito de que a melhor forma de melhorar da ressaca é “rebatendo”com mais álcool. O que o seu corpo precisa é eliminar o álcool ingerido e não acumular mais! Quanto mais você bebe, mais o organismo é exigido para trabalhar e, assim, mais lenta será a recuperação.


Hidrate-se


Se tem uma bebida que está liberada é a água. O que acontece é o seguinte: o álcool tem efeito diurético e, por isso, fazemos xixi tantas vezes quando bebemos. Com isso, os líquidos do nosso corpo são eliminados, o que causa desidratação. Portanto, não deixe de intercalar a ingestão de álcool com água e continue a se hidratar bem no dia seguinte.


Nada de exagerar no café


Como a ressaca nos deixa sem energia, é normal achar que beber café vai dar aquela animada. Mas não é bem assim! O que acontece é que, assim como o álcool. o café também tem efeito diurético, o que pode aumentar a desidratação. Se você é do tipo que não aguenta ficar sem a bebida, limite-se a uma xícara pequena e, depois, só água!

Descanse


Não adianta querer forçar seu corpo. Exagerar nos exercícios físicos com a ideia de eliminar o álcool só vai piorar os sintomas e a desidratação. Se o seu corpo está pedindo descanso, dê isso a ele! Permita-se curtir a preguiça, ajudando assim a ter uma recuperação mais tranquila.


Frutas e mel


Os açúcares presentes nas frutas e no mel vão te ajudar a recuperar aquela energia que a bebida te tirou. Vale combinar os dois alimentos ou consumi-los separados. Vitaminas, sucos, torrada com mel… Prepare aquilo que mais agrada o seu paladar.

Além da frutose, as frutas ainda contêm vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que ajudam na desintoxicação do organismo. Consuma ainda frutas ricas em água, como melão, melancia e pêra.


Não se automedique


Por mais tentador que seja fazer a automedicação, esta é uma atitude imprudente. No máximo, recorra àquele analgésico que você já está acostumado a tomar, para aliviar as dores de cabeça. No entanto, é preciso ficar atento, já que muitos remédios conhecidos para curar a ressaca podem ter efeitos adversos como sonolência, o que reduz as capacidades motoras e reflexos. Outros podem causar irritação no estômago e sobrecarga no fígado.


Portanto, sempre consulte seu médico antes de fazer uso de medicamentos.

E você? Tem alguma receitinha natural para ajudar no controle dos sintomas da ressaca? Compartilhe com a gente sua dica!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo