Imagem1.png
  • Tati Barros

9 Alimentos que aumentam a imunidade


É o inverno chegar que gripes e resfriados começam a dar os seus sinais. O sistema imunológico sofre com as baixas temperaturas e é preciso redobrar o cuidado com a alimentação. Isso porque há uma série de alimentos que aumentam a imunidade, fortalecendo o nosso organismo. Isso é especialmente importante em tempos como esse, em que enfrentamos a pandemia de um vírus.


9 alimentos que aumentam a imunidade


Antes de qualquer coisa, vamos te explicar o que é, afinal de contas, essa tal imunidade. Ela nada mais é do que a capacidade do nosso corpo de se defender de agentes invasores, como vírus ou bactérias, por exemplo, que causam doenças.


Portanto, é fundamental que o sistema imunológico esteja fortalecido para exercer bem essa função e, assim, conseguir nos proteger.


E é aí que entra a alimentação. Vamos te mostrar uma lista de itens ricos em nutrientes que impulsionam a nossa imunidade. Confira:


1. Iogurte natural


Além de saborosos, eles ainda ajudam o sistema imune. Isso porque o iogurte natural contém bactérias boas, os chamados probióticos, que atuam no intestino, ajudam a combater agentes infecciosos e aumentam as defesas do organismo.


2. Alho


Esse é o item que não poderia faltar na nossa lista. O poder desse tempero natural está especialmente em um composto chamado alicina, que inibe o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.


Mas não é só isso. O alho ainda é rico em selênio e zinco, dois minerais que previnem gripes e resfriados. Portanto, se quiser ativar a resposta do sistema imunológio, não abra mão desse delicioso tempero em suas receitas.


3. Cebola


A dupla perfeita do alho, não apenas no sabor, mas também no fortalecimento da imunidade. A cebola possui um componente chamado quercetina, um flavanoide que possui ação antioxidante (o que quer dizer que ataca os radicais livres e assim evita o envelhecimento precoce das células) e anti-inflamatória.

A cebola ainda é ótma para combater as alergias respiratórias. Para potencializar sua ação, prefira consumi-la crua.


4. Cúrcuma


Você tem o costume de incluir essa raiz nas suas preparações? Pois deveria! Isso porque a curcumina, seu principal componente, tem ação antioxidante e estimula a produção das células responsáveis pela imunidade.


A forma mais comum de usar a cúrcuma é em pó como tempero de carnes, peixes, arroz e frango. A sua folha pode ainda ser utilizada para a preparação de chás.


5. Gengibre


Seja puro, no suco ou no chá, o gengibre é um importante aliado na defesa do organismo, graças à sua ação bactericida e por agir como antioxidante e anti-inflamatório. Use, especialmente, no combate da dor de garganta.


Chá de Gengibre: coloque de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixe ferver por 5 minutos. Coe e beba até 3 vezes por dia.


6. Frutas cítricas


Não é novidade que a vitamina C é fundamental para a prevenção de gripes e resfriados, né? E ela está presente em frutas como a laranja, o limão, a acerola e o morango, que também são fontes de antioxidantes, flavonóides e propriedades antiinflamatórias.


7. Folhas verde-escuras


Na hora de preparar a salada do almoço, capriche nos vegetais de cor verde-escuro, como brócolis, couve, rúcula e espinafre. Isso porque eles ricos em vitaminas A, B6 e B12, que ajudam na resistência às infecções.

Além disso, essas folhas possuem o ácido fólico, que ajuda na formação de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela defesa do organismo.


8. Alimentos enriquecidos com vitamina D


A vitamina do sol é um modulador das defesas do organismo. Essa é uma das razões pela qual é tão importante tomar um pouco de sol diariamente (sem se esquecer da proteção, claro).


Além disso, não deixe de consumir alimentos ricos nesse nutriente, como peixes, óleos de peixes, cogumelos, alguns leites e derivados.


9. Oleaginosas e sementes


Fazem parte da categoria de oleaginosas as castanhas, nozes, avelãs e amêndoas. Já no gupo das sementes podemos citar a linhaça, o gergelim, a chia e as sementes de abóbora e girassol.


O que esses itens todos têm em comum? Todos são fontes de vitamina E, um antioxidante poderoso, e selênio que, como já dissemos, é um mineral que atua no sistema imune.


Não deixe de incluir esses alimentos na sua dieta diária e fique muito mais saudável!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vamos fazer uma pausa!

 Este é nosso espaço cheio de conteúdo bacana para você se informar e relaxar. Falaremos de saúde, bem estar, alimentação saudável e também publicaremos receitinhas saudáveis mara para você curtir com amigos e familiares.

Respire fundo, faça uma pausa e aproveite a experiência!  

Institucional

ASSINE GRÁTIS

 Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo em primeira mão!
 

© 2020 por SANTA PAUSA