Por Clara Mariz
A regra de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia já é tão conhecida que podemos até considerar um patrimônio da humanidade. Brincadeiras à parte, nós já contamos aqui sobre os diferentes benefícios que o desjejum matinal tem para a boa manutenção da saúde.
Só para refrescar a memória, ao se alimentar corretamente durante o café da manhã, o corpo se mantém saciado por mais tempo. Além disso, as chances de desenvolver doenças cardíacas são menores, porque a refeição garante uma dieta equilibrada, fazendo com que o nível de gordura no sangue se mantenha estável ou até diminua.
Pensando nos benefícios do café da manhã, a revista Forbes convidou alguns nutricionistas para elaborarem cardápios que atendem a diferentes profissionais. A boa notícia é que a maioria deles contém o nosso tão amado pãozinho. Com essas dicas, ficará mais difícil usar a desculpa de que está sem criatividade e que a rotina corrida não permite que um desjejum saudável seja feito.
Confira dois cardápios para o café da manhã, montados pelos nutricionistas da Forbes, que vão deixar o seu dia de trabalho muito mais prazeroso e saudável.
Cardápio para profissionais que usam o intelecto - elaborado pela nutricionista e especialista em nutrição clínica, Dra Elisabeth Chiari
Café ou chá verde: combate a fadiga mental e ativa o sistema de alerta;
Ovo: fonte de colina, aminoácido importante para a memória e cognição;
Açafrão da terra: atua inibindo a morte dos neurônios. Pode ser misturado no ovo;
Oleaginosas (castanha do pará/brasil, amêndoas, nozes): fonte de nutrientes que melhoram a concentração, memória e aprendizado;
Frutas vermelhas (morango orgânico, mirtilo, casca da jabuticaba, amora, framboesa): fonte de flavonoides que estão vinculados à preservação da memória;
Aveia ou pão 100% integral: a falta do carboidrato prejudica a memorização, a concentração e o aprendizado.
Cardápio para profissionais que usam mais o físico - elaborado pela nutricionista pós-graduada em nutrição clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional, Dra. Simone Silva.
Aveia em flocos: possui fibras e demais substâncias que ajudam no sistema digestivo;
Banana nanica: rica em carboidrato, fibras, magnésio, potássio e triptofano, evitando a fadiga e favorecendo a síntese de serotonina (responsável pelo humor);
Leite de vaca desnatado: fonte de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes para a atividade corporal;
Mel de abelha: rico em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de problemas cardíacos;
Pão de forma integral: fornece glicose para o bom funcionamento do cérebro;
Queijo tipo minas: reposição das proteínas perdidas e auxílio na formação de anticorpos.
Sabemos que com a rotina corrida fica mais difícil manter uma alimentação saudável e equilibrada, uma boa dica para deixar as manhãs menos corridas é já deixar alguns alimentos preparados. Tenta aí e conta para a gente se deu certo!
コメント