top of page
  • Tati Barros

Gorduras boas: alimentos que você precisa incluir na sua dieta



Sempre ouvimos falar que é preciso controlar o consumo de gordura. No entanto, é preciso ter em mente que elas também são importantes para o nosso organismo, para nos dar energia, regularizar as funções hormonais e controlar os níveis glicêmicos no sangue.


As gorduras ainda fazem a manutenção do colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol ruim (LDL) e cuida da nossa saúde cerebral, melhorando a memória e o aprendizado.


São vários os benefícios, como vocês podem ver. Mas, para isso, é preciso consumir as gorduras boas. Ou seja, nada de se jogar nas frituras, hein? Vamos te mostrar agora alguns alimentos fontes dessas gorduras que merecem entrar na sua rotina:


Abacate


Um dos melhores exemplos é o abacate. Fonte rica de fibras e gorduras insaturadas, elas ajudam até mesmo na regulação do ciclo menstrual. Vale consumir não só no café da manhã, como também nas refeições principais. Curte guacamole?


Ovo


Um alimento versátil, que permite diversas formas de preparo, o ovo colabora para a manutenção da saúde óssea e dá energia.



Salmão


Os peixes de água fria, como o salmão e o atum, são ricos em ômega-3, um dos melhores tipos de gorduras saudáveis. Entre suas vantagens estão melhorar a saúde cardíaca e o sistema nervoso, além do humor.


Chia e linhaça


Outras fontes ricas de ômega-3, elas evitam os picos de insulina no sangue e controlam os níveis de colesterol total. Não sabe como consumir? É simples! Vale acrescentar nas saladas, sucos, vitaminas e até mesmo na preparação de tortas e pães.


Oleaginosas


Nessa categoria entram diversos alimentos, como castanhas, nozes, amêndoas, avelã, entre outras. São fontes de energia e ajudam a prolongar a sensação de saciedade. Mas, vale controlar o consumo, já que são calóricas.


Quais desses alimentos já fazem parte da sua rotina alimentar?



107 visualizações0 comentário
bottom of page