top of page
  • Tati Barros

Benefícios do farelo de aveia para a saúde


Que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, todo mundo sabe! Mas, você tem investido nos ingredientes certos para o desjejum? Um dos itens que merecem entrar na sua dieta para começar bem o dia é o farelo de aveia.


O que é o farelo de aveia?


Por muito tempo, essa parte foi simplesmente ignorada durante a produção do refino da aveia. O farelo é feito com a camada externa do grão, que concentra uma grande variedade de nutrientes.


Ela, claro, é rica em fibras, o que por si só já garante uma maior saciedade e ajuda na manutenção do sistema digestivo. Mas os benefícios desse ingrediente vão além, viu? E é isso que vamos te mostrar agora.


Benefícios do farelo de aveia


1. Previne a diabetes


O motivo disso é bem simples: como elas colaboram para o controle dos níveis de açúcar no corpo, evitando os picos de insulina, o consumo regular ajuda na prevenção da diabetes tipo 2.


2. Coração protegido


Um dos inimigos do coração é o colesterol LDL, que é aquele considerado o ruim. Isso porque ele é um dos grandes responsáveis pelas doenças cardiovasculares, como infarto, derrame e hipertensão. E onde entra o farelo de aveia nisso? Te contamos! Ele ajuda a, justamente, reduzir os níveis desse colesterol, além de ajudar a aumentar os níveis do colesterol bom, que é o HDL.


3. Intestino regulado


Você sofre com o mau funcionamento do seu intestino? Pois tente aumentar o consumo de fibras! Como já dissemos, o farelo de aveia é fonte rica desse nutriente que estimula a flora intestinal, que nada mais é do que as bactérias boas presentes ali.


4. Fortalece o sistema imune


Sabia que 60% do total de imunoglobulinas presentes em nosso corpo estão no intestino? Por isso, ao estimular a flora intestinal, as fibras presentes no farelo de aveia ainda colaboram com o nosso sistema imunológico.


5. Mais energia


Outro nutriente presente nesse alimento é a vitamina B1, responsável por agir no nosso cérebro, especialmente nos neurônios. Com isso, ela aumenta nossa disposição, reduz o cansaço e melhora nosso humor. Outro responsável por essa sensação de bem-estar é o triptofano, aminoácido que se converte em serotonina, um dos hormônios da felicidade.


Como consumir o farelo de aveia


Esse é um alimento bem versátil e, certamente, você não vai ter dificuldades em incluí-lo na sua rotina. Pela manhã, por exemplo, vale acrescentar uma colher no iogurte ou nas frutas. Outra opção é usar na preparação de vitaminas. Até mesmo em receitas doces e salgadas, ela pode ser usada. Mas atenção: o consumo diário não deve ultrapassar os 300 gramas, o que corresponde a três colheres de sopa.

E não se esqueça de consumir os dois litros de água que são recomendados por especialistas. A ingestão de fibras, sem se hidratar, pode causar prisão de ventre e constipação.


Contém glúten?


Naturalmente, a aveia é livre de glúten e, portanto, liberada para celíacos. No entanto, é preciso ficar atento aos rótulos para saber se há contaminação cruzada, já que há riscos do alimento se armazenado e processado com o trigo, que contém glúten.


1.160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page