Imagem1.png
  • Tati Barros

Lowsumerism: como consumir menos




Sempre trazemos aqui discussões sobre sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social. Afinal, acreditamos que o cuidado com o planeta é uma urgência para a qual temos que nos atentar mais do que nunca. E é com essa proposta que o “lowsumerism” (low + consumerism, ou baixo consumismo em português) tem conquistado um número crescente de adeptos.


O que é o lowsumerism?


Você já parou para pensar na quantidade de coisas que já comprou ao longo da vida, sem a menor necessidade? Seja por impulsividade, influência da mídia ou para tentar suprir alguma carência ou tristeza, com certeza, foram várias as vezes em que, após chegar a fatura do cartão, bateu aquele arrependimento pós-compra.


O lowsumerism vem justamente para mudar essa onda de consumo desenfreado e que, claramente, é zero sustentável. Um estudo da instituição Global Footprint Network apontou que se os modos de consumo não forem mudados urgentemente, antes de 2050 precisaremos de dois planetas Terra para conseguir suprir todas as nossas necessidades. Os recursos estão escassos e é preciso acordar de uma vez por todas para isso.


A ideia é reduzir o consumo, evitando as compras por impulso, optando ainda pela qualidade ao invés da quantidade. Para colocar em prática, é importante se fazer as seguintes perguntas antes de comprar algo:


  • Realmente preciso disso?

  • Posso pagar por isso?

  • Sei a origem desse produto e para onde ele vai depois de descartado?

  • Estou sendo influenciado por publicidade e branding?

  • Acho que essa compra prejudica o planeta?


Nossa dica ainda é optar por algumas práticas no dia a dia, como comprar roupas em brechó, fazer uso da carona solidária, comprar de pequenos produtores, preferir alimentos orgânicos, sempre levar eco bag ao mercado, entre tantas outras pequenas ações que realmente fazem a diferença.


Que tal começar a fazer isso? Conta pra gente quais ações pretende adotar no seu dia a dia!


6 visualizações0 comentário