top of page
  • Tati Barros

Café da manhã: Os benefícios da refeição mais importante do dia

Por Clara Mariz


Nos últimos dias, um assunto tem abalado as redes sociais. Para as pessoas da Geração Z, uma definição sociológica para aquelas que nasceram entre 1995 e 2010, tomar café da manhã é o que eles chamam de cringe, ou seja, brega. Mas será que pular essa, que é a primeira refeição do dia, faz bem?


De acordo com especialistas, pular o desjejum matinal não é saudável já que essa é a primeira refeição do dia e o corpo precisa receber uma boa dose de energia e nutrientes. Além disso, depois de algumas horas de sono o açúcar que está no sangue fica em um nível baixo, e se alimentar contribui para que os níveis de glicemia aumentem, deixando o corpo mais disposto para realizar várias atividades.


Confira três benefícios do café da manhã


  • Mantém a saciedade - um café da manhã balanceado faz com que o corpo receba nutrientes suficientes para manter a saciedade até a próxima refeição. Assim não corre o risco de consumir mais alimentos menos saudáveis na hora do almoço, por exemplo.


  • Evita o aumento do colesterol - Quando não se pula a primeira refeição do dia os riscos de ter doenças cardíacas é menor. Isso acontece porque ao pular o café da manhã a dieta deixa de ser equilibrada, o que faz com que ocorra o aumento de gordura no sangue.


  • Previne o ganho de peso - Ao contrário do que muita gente imagina, prolongar o jejum pela manhã contribui para o aumento de peso. Isso porque ao pular essa, ou qualquer outra, refeição o corpo irá pedir mais nutrientes e assim a quantidade de calorias consumidas também aumenta.


Dicas para se alimentar melhor no café da manhã


Por ser tão importante para a saúde, a primeira refeição do dia precisa ser rica em alimentos com fibras, cálcio e carboidratos integrais. Afinal, o café da manhã tem que ter de 20% a 35% do valor energético total do dia. Por isso, nós vamos te dar algumas dicas de como deixar o seu desjejum muito saboroso e nutritivo.


A primeira é para aqueles que gostam de um café da manhã estilo hotel. Para isso basta fazer um ovo mexido para acompanhar uma torrada de Pão de Sementes Santa Pausa. Ah e não esquece da fruta e dos cereais, e nesse caso nada melhor do que um mamão com farelo de aveia e mel. Para quem prefere não sair do básico, o Pão Santa Pausa é perfeito com manteiga para acompanhar um café e uma fruta. Já aqueles que querem começar o dia mais doce, a torrada do Pão 9 Grãos + castanha com uma geleia de frutas caseira é perfeito.


Apesar da rotina corrida vale à pena tomar um café da manhã balanceado. Seu corpo logo sentirá os benefícios!



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page