Imagem1.png
  • Tati Barros

Maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento


Vamos começar esse artigo com algumas informações tristes. Embora o Brasil seja o quarto maior produtor de alimentos do mundo, nada menos do que um terço desse volume é jogado fora. Sim. Em um país em que 10,3 milhões de pessoas passam fome. E não precisava ser assim.

Para ter uma noção, todos os dias 39 mil toneladas de alimentos são jogados no lixo, o que poderia alimentar 19 milhões de brasileiros. E é aí que podemos assumir nossa responsabilidade. Você já parou para pensar que muitos dos alimentos que você descarta poderiam ser reaproveitados?

Como reaproveitar os alimentos

Vamos te dar dicas de formas de aproveitar aqueles itens que você joga no lixo sem nem ao menos imaginar que eles possuem uma infinidade de funções. Confira e inspire-se:

Sementes

Ao invés de descartar as sementes das frutas e legumes, você pode triturá-las no liquidificador para fazer uma farofa, misturada com linhaça.

Compostagem

Para quem tem uma horta caseira, uma ótima opção é usar cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos para fazer a compostagem. Assim, você garante um adubo orgânico, sustentável e super nutritivo.

Repelente natural

Uma dica para quem sofre com os mosquitos. Se você tiver aqueles aparelhos que ligamos na tomada, ao invés de comprar os tabletes, use um substituto: coloque um pedaço de casca de fruta cítrica. Pode acreditar que funciona!

Cascas de batata

Que tal fazer batata frita com as cascas do legume? Sim! É possível! Para isso, a receita é o seguinte: misture as cascas com suco de limão e azeite. Leve ao forno na temperatura de 200°C, mexendo de vez em quando até dourar. Está pronto!

Borra de café

A borra de café pode ser ser usada como esfoliante para pele. É simples:

Separe a borra do café e passe no rosto todo fazendo movimentos circulares suaves Deixe agir por, no máximo, 1 minuto. Enxágue bem.

Separe a borra do café (que sobra no filtro após fazer a bebida);

Passe no rosto todo fazendo movimentos circulares suaves;

Deixe por, no máximo, 1 minuto no rosto;

Depois é só enxaguar com água.

Refogados com talos

Se tem uma coisa que não é necessária é jogar fora os talos e folhas dos vegetais. Eles podem - e devem - fazer parte das receitas, sejam nas sopas, refogados, em recheios de tortas ou, até mesmo, e bolinhos. Use a criatividade e aproveite todos os muitos nutrientes dessas partes.

Caldo de legumes

Sabe aquelas pontinhas que sobram, quando vamos preparar alho-poró, tomate, cenoura, cebola, entre outros? Faça o seguinte: coloque tudo na panela de pressão, com mais ou menos 2 litros de água, depois de refogar esse resto de alimento no azeite. Deixe cozinhar por 40 minutos e coe em uma peneira. Esse caldo de legumes dará um sabor todo especial aos molhos e sopas. E você pode, até mesmo, congelar para usar depois.

Bife de casca de banana

Pegue as cascas de bananas maduras e corte-as na vertical, bem parecido com bife. Tempere com alho e sal, passe no ovo e na farinha de trigo e depois frite.

Viu como são infinitas as possibilidades? O mais importante para evitar desperdício é o seguinte: faça uma lista antes de ir ao mercado e evite comprar grandes quantidades.


4 visualizações0 comentário