top of page
  • Tati Barros

Flores comestíveis: como deixar seu prato mais colorido



A estação mais colorida do ano começou e chegou o momento de colorir nossos dias com flores. E por quê não inserir essas belezas também na sua dieta? Sim! Há flores comestíveis que, além de super decorativas, também podem dar um toque de sabor às suas receitas.


Quais flores comestíveis incluir nos pratos?


Antes de tudo, atenção: não pode pegar qualquer flor do seu jardim e levar para a cozinha, hein? Aquelas que não são comestíveis podem causar danos à saúde. Em contrapartida, aquelas que podem ser usadas na culinária podem ter propriedades diuréticas, digestivas e anti-inflamatórias.


As mais indicadas são:


Flor-de-mel


O nome não é à toa. Com um aroma que lembra muito o mel e um sabor docinho, essa flor pode ser usada em sobremesas e carnes. Para quem gosta de um sabor mais apimentado, pode aproveitar as folhas que possuem essa característica.


Amor-perfeito


Possui um sabor suave e levemente adocicado. Vale usar em saladas de frutas, bebidas e sopas.


Acácia Branca


Super nutritiva, essa flor é rica em aminoácidos e vitaminas. Possui um sabor doce e pode ser usada em chás e sopas.


Violeta


Uma flor bem conhecida, ela é bastante usada em doces. No entanto, antes de comprar, tenha certeza de que a espécie escolhida é a própria para ingestão.


Calanchoe


Essa é para quem gosta de um sabor mais azedo. Com uma grande variação de cores, vale usar várias para deixar o prato bem colorido. Combina com peixes.





Lavanda


A lavanda é bem comum em chás e bebidas, especialmente devido às suas propriedades relaxantes. Com um sabor levemente crítica, também pode ser usada em sobremesas.


Rosas


Você, provavelmente, já experimentou um bolo ou outro doce com pétalas de rosas. Como há várias espécies dessa flor, algumas possuem sabor adocicado e outras mais amargo.


Cravina


Com um sabor que lembra o cravo-da-índia, essa flor pode misturada ao açúcar para o preparo de bolos e também pode ser usada em saladas.


Como preparar um prato com flor?


Ao usar as flores comestíveis, elas devem estar bem frescas. Se forem usadas em pratos quentes, a dica é colocá-las apenas na finalização para manter intactos a aparência, a textura e o sabor.


Aproveite a primavera e teste essas delícias coloridas e aromáticas!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page