top of page
  • Tati Barros

Como reduzir ansiedade de fim de ano


Em tempos normais, já é esperado que o final do ano gere um estresse. Em um ano como 2020, em que estamos vivenciando uma pandemia, isso é elevado a uma potência jamais vista. Mas, sim, é possível reduzir todo esse sentimento negativo. Como? É o que vamos te mostrar agora.


Como reduzir a ansiedade de fim de ano

Quem nunca sentiu angústia devido à pandemia, pouca produtividade, preocupação com as finanças, entre outros sentimentos, neste fim de ano, pode se sentir um privilegiado. Mas, se você não faz parte deste seleto grupo deve estar com dificuldade em achar formas de se sentir mais tranquilo.

Então, fique atento às nossas dicas:

Foque no presente

Por mais que seja um grande desafio não pensar no ano que se aproxima, tente direcionar seus pensamentos no momento presente. Lembre-se de que você não tem controle sobre o futuro e procure relaxar.

Faça uma lista do bem

Ao invés de focar em tudo o que deu errado neste ano e fugiu dos seus planos (sabemos que tudo saiu do planejado em 2020), procure fazer uma lista das melhores coisas que aconteceram na sua vida durante o ano que se encerra. Lembre-se dos pequenos momentos e conquistas que trouxeram alegria.

Saiba delegar e dizer não

Você não tem que estar no controle de tudo. Procure dividir as tarefas e o mais importante: conheça seus limites. Ao sentir que está sobrecarregado, não hesite em recusar. O “não”é libertador.

O mundo continua no dia 01 de janeiro

Não coloque na cabeça que tudo precisa ser resolvido até o dia 31. Calma! É só uma mudança no calendário. Tudo bem se não conseguir cumprir todas as metas. Isso vale, inclusive, na hora de criar a lista de promessas para o ano novo.

Com essas dicas, você entrará em 2021 com muito mais tranquilidade e leveza!


5 visualizações0 comentário
bottom of page