Imagem1.png
  • Tati Barros

Segunda-feira sem Carne: Benefícios para o planeta e para a sua saúde


Por Clara Mariz


A segunda-feira sempre foi um bom dia para mudanças ou para iniciar novos hábitos, uma nova dieta, começar a praticar exercícios físicos e até um novo projeto no trabalho. Não é à toa que esse foi o dia escolhido para a campanha Segunda sem Carne.


Esse movimento mundial propõe a conscientização a respeito dos impactos que o consumo e uso de produtos de origem animal têm não só para a natureza, mas também para a sociedade e saúde de todos. Assim, a campanha convida as pessoas a substituírem a proteína animal pela vegetal durante todas as refeições do dia.

E muitas pessoas e países já aderiram à Segunda-feira sem Carne. A ação é tão famosa que nos Estados Unidos e no Reino Unido ela é gerida pelo ex-Beatle Paul McCartney. Já aqui no Brasil, a campanha foi lançada em 2009 e já possui muitos adeptos.

Benefícios para o planeta

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), apenas no Brasil, cerca de 10 mil animais são abatidos a cada minuto. Ou seja, ao ficar um dia sem consumir produtos de origem animal, cerca de 14.400 milhões de animais podem ser poupados.


Porém, a Segunda-feira sem Carne não traz vantagens apenas para a diminuição do abate de animais! Ainda segundo a SVB, ao deixar de fora do cardápio as carnes e os derivados, em uma segunda-feira são economizados 3.400 litros de água, e cerca de 14kg de CO² deixam de ser emitidos na atmosfera.

Benefícios para a saúde

Já é comprovado que uma alimentação rica em cereais integrais, grãos, verduras, legumes e frutas, ajudam na prevenção de doenças crônicas como a diabetes, o colesterol alto e até alguns tipos de câncer. Ao reduzir o consumo de carne animal, nem que seja por um dia, além de estar ajudando o planeta e os animais, você também está cuidando do seu corpo!

Como substituir os derivados por um dia


As carnes de origem animal são ricas em proteínas, mas esses nutrientes não são encontrados apenas nelas. Confira alguns alimentos ricos em nutrientes e ótimos para substituir a proteína animal.

  • Amêndoas: a cada 100g deste fruto seco é possível ingerir 21,1g de proteínas;

  • Soja: além de possuir 34g de proteína a cada 100g, o grão é a base de muitos preparos como tofu, leite e até “carne”;

  • Quinoa: bem prática, ela ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e possui cerca de 14g de proteína a cada 100g ingeridas;

  • Feijão: pois é, o grão preferido dos brasileiros é rico em nutrientes, são 6,6g de proteína a cada 100g de feijão;

  • Lentilhas: bem parecida com o feijão, as lentilhas também são uma opção para substituir os derivados animais, são 9,1g de proteína a cada 100g do grão.

Aderir à Segunda-feira sem Carne nem é tão difícil assim, não é mesmo?! Mas se você não quiser entrar de cabeça no movimento, vale à pena substituir a carne em pelo menos uma refeição do dia, como o almoço ou o jantar. Assim, você também ajuda o planeta, a sua saúde e os animais! Que tal começar um novo hábito hoje?


7 visualizações0 comentário