Imagem1.png
  • Tati Barros

Óleos essenciais: aliados no alívio do stress e da ansiedade


Não teve como fugir: neste ano, pelo menos por um momento, todo mundo se sentiu ansioso e estressado. Nada mais natural diante do cenário que estamos vivendo, né? Infelizmente, não tem como evitar, mas é possível achar recursos que ajudem a controlar e aliviar essas emoções. E uma dessas técnicas que merecem a sua atenção é a aromaterapia.


O que é a aromaterapia?


Aromaterapia é uma técnica natural terapêutica que utiliza o aroma dos óleos essenciais das plantas para conferir um maior bem-estar, trazendo um equilíbrio para o corpo e a mente.


Estudos mostram que, ao inalar esses óleos, há uma estimulação dos receptores do olfato, que enviam mensagens para o sistema nervoso e, assim, há uma redução nos sintomas de ansiedade, por exemplo.


Mas uma coisa é importante saber: cada óleo tem uma função específica. Você pode encontrar opções para diversas finalidades e, por isso, é importante pesquisar antes qual o mais indicado para o que você precisa naquele momento.


Agora, nós vamos mostrar os mais indicados para quem está se sentindo ansioso. Confira:


Lavanda


Esse é um dos mais famosos quando o assunto é acalmar a mente. O que acontece é que a lavanda atinge o sistema límbico, que é a parte do nosso cérebro que controla as emoções. São diversas as formas de usar esse óleo, mas um bem relaxante é na massagem. Você pode usá-lo puro ou misturado a algum óleo vegetal.


Para quem tem bebês em casa, vale ainda pingar algumas gotinhas na banheira para ajudá-lo a ficar mais tranquilo e ter uma boa noite de sono. Para os adultos, a dica é colocar algumas gotinhas no travesseiro, antes de dormir.


Jasmim


A grande diferença desse óleo em relação ao de lavanda, além de aroma, é o fato dele não causar sonolência. Por isso, é boa opção para quando você se sente ansioso durante o dia.


Para usar, pode, por exemplo, pingar algumas gotinhas na mão, esfregá-las e inalar por alguns minutos.


Manjericão-santo


Atenção: esse não é o mesmo manjericão que usamos como tempero natural em nossas receitas culinárias, viu? O manjericão-santo é eficiente no tratamento do estresse físico e mental. Adicione várias gotas a um difusor de ambiente e inspire.


Bergamota


Para quem curte aromas cítricos, essa é uma ótima escolha. A bergamota não apenas alivia os sintomas da ansiedade, como também ajuda a melhorar o humor. Vale usar o difusor ou ainda colocar algumas gotinhas na mão e inalar.


Camomila


Há estudos que mostram que a camomila pode ajudar no controle dos sintomas de quem sofre de transtorno de ansiedade generalizada leve a moderado. Uma forma ainda mais relaxante para sentir seus benefícios é fazer um escalda-pés. Para isso, coloque água morna em uma bacia e acrescente 15 gotas do óleo essencial.


Rosa


O aroma floral relaxa os sentidos e pode ajudar, até mesmo, a reduzir a ansiedade em mulheres durante o trabalho de parto. Vale fazer o escalda-pés, da mesma forma que ensinamos acima.


Importante!


Embora sejam naturais, não é indicado ingerir os óleos essenciais, já que alguns deles podem ser tóxicos.


4 visualizações0 comentário