Imagem1.png
  • Tati Barros

Nutrição Ayurvédica e os seus benefícios para a saúde



Por Clara Mariz


Você conhece a Ayurveda? Pois é, essa palavra um pouquinho difícil de ser pronunciada é o nome de uma das filosofias médicas orientais mais antiga que a humanidade tem registro. Sua história começa no subcontinente indiano há cerca de cinco mil anos, ainda nos tempos antigos da Índia arcaica. Hoje, a gente consegue simplificar o que é essa racionalidade dizendo que é a ciência que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza, sendo a saúde um estado de completude.


Essa medicina holística entende que todos os seres vivos, incluindo todos os alimentos orgânicos, existem a partir da combinação de cinco elementos naturais: o fogo, a água, o ar, a terra e o éter ( ou o vazio). Já esses elementos quando combinados formam os Doshas: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (terra e água).


Dentro desse sistema amplo e complexo, nós encontramos a Nutrição Ayurvédica. Nela, é considerado o perfil biológico do indivíduo, ou Dosha, e quais alimentos cada um consegue digerir melhor. Assim, o único padrão para todos os adeptos é a ingestão de comida natural e não industrializada, e o distanciamento daqueles com aditivos químicos e estimulantes, como bebidas à base de cafeína, farinha branca, álcool, açúcar refinado, etc.


Benefícios da Nutrição Ayurvédica


Os principais objetivos da medicina Ayurveda são a preservação e promoção da saúde das pessoas saudáveis e a cura daqueles que estão doentes. É por isso que a alimentação indicada pela racionalidade possui uma qualidade nutricional grande, já que as dietas têm menor teor de gorduras animais, apresentando menor caráter inflamatório, e um alto consumo de nutrientes antioxidantes e bem digeridos por cada adepto. Com isso, as pessoas nem precisam ser adeptas de todos os seus entendimentos, apenas seguindo algumas dicas da nutrição já melhora, e muito, a relação com o organismo.


Dicas para uma alimentação Ayurvédica


Em uma refeição, seguindo a alimentação Ayurvédica, é importante que o prato tenha seis paladares: amargo (clareia os sentidos e as emoções), picante (abre a mente e os sentidos), doce (gera a sensação de contentamento e prazer), salgado (relaxa os nervos e diminui a ansiedade), ácido (desperta a mente e os sentidos) e adstringente (relaxa mente irritada ou nervosa, clareia os sentidos e as emoções e remove a letargia).

Também é importante também inserir sempre especiarias, que além de darem mais sabor, também são uma grande aliada à digestão. Os mais comuns são a cúrcuma, a canela, o cravo, o gengibre, o anis e a noz-moscada. Esses temperos por serem funcionais e antioxidantes ajudam também na prevenção de doenças, fortalecem o sistema imunológico e melhoram a circulação sanguínea.


Vale à pena tentar inserir alguns hábitos da ayurveda na sua rotina e ver o que mais se adequa ao seu estilo de vida. Certamente, seu corpo e sua mente sentirão os benefícios!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo