top of page
  • Tati Barros

Mindfulness: como aplicar no seu dia a dia



Seja no escritório ou em casa, são infinitas as distrações que, muitas vezes, nos impedem de concentrar nas atividades e atrapalham a produtividade. Isso, consequentemente, gera stress e sentimentos de frustrações. Mas, nem tudo está perdido. Uma técnica pode te ajudar na difícil missão de focar em uma coisa de cada vez: o mindfulness.


O que é o mindfulness?


Em tradução livre, trata-se da “atenção plena”, ou seja, treinar a mente para que ela fique focada naquilo que estivermos fazendo em determinado momento. Pode parecer que é apenas meditação, mas vai bem além disso.


Nós vamos te explicar como aplicar essas técnicas, pouco a pouco, na sua rotina e, assim, você vai conseguir entender melhor sua funcionalidade.


Como praticar o mindfulness


Para começar, separe cinco minutos do seu dia e, à medida que for se sentindo mais confortável com a prática, aumente progressivamente.


Em um ambiente calmo, escolha uma posição confortável (pode ser até mesmo deitado). Foque a atenção no seu corpo (temperatura, toques, desconfortos).

Em seguida, passe a atenção para a sua respiração. Perceba os movimentos de inspiração e expiração, a sensação do ar entrando e saindo. Se facilitar, conte os segundos que cada movimento leva.


Depois de algumas sequências, de respiração, volte a atenção para o seu corpo e o ambiente em que se encontra.


Enquanto você faz essas atividades, procure entender suas emoções, ao invés de lutar contra elas. Entenda o que desencadeia esses sentimentos. O mesmo vale para os pensamentos.


O mindfulness não se trata de deixar o pensamento vazio. Longe disso. Por isso, quando preocupações, ideias e lembranças vierem à mente, enquanto pratica o mindfulness, a dica é deixar que eles venham, entendê-los e, com calma, volte a focar naquilo que está fazendo no momento.


Quando sentir que já consegue fazer isso em relação à respiração, por exemplo, ficará mais fácil aplicar em outras atividades cotidianas, como:


Nas refeições:


Quantas vezes você come distraído com a televisão, o celular ou o ambiente que te cerca? Ao aplicar o mindfulness, seu foco passa a ser unicamente a refeição. Escolha um ambiente silencioso e deguste cada garfada. Perceba os sabores de cada ingrediente, assim como as texturas.


No banho:


O mindfulness também pode ser aplicado durante o banho. Concentre-se em cada parte que ensaboa, sinta a água atingindo o seu seu corpo. Se for lavar os cabelos, perceba os movimentos que faz no couro cabeludo, assim como a textura do shampoo e condicionador. Essa atenção plena tornará o banho muito mais relaxante.


Com a prática, você se sentirá que será mais fácil aplicar a técnica durante mais minutos e em outras atividades do seu dia, inclusive no trabalho. Com certeza, a ansiedade e o stress irão diminuir consideravelmente. Não custa tentar, né?



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page