top of page
  • Tati Barros

Mastigação correta: sua importância e como fazer



Você já parou para pensar em quantas vezes fez uma refeição na correria, praticamente engolindo a comida e sem apreciar o sabor de cada ingrediente? Sabemos que, nem sempre, é possível se alimentar com calma, mas uma mastigação correta pode fazer total diferença na sua saúde e bem-estar. E vamos de explicar os motivos disso.


Benefícios de uma mastigação correta


Estudos mostram que não é apenas o estômago que confere aquela sensação de se sentir satisfeito com uma refeição. O cérebro também tem um papel importante nisso. O intestino envia hormônios para o cérebro e aumentam a saciedade.


No entanto, quando comemos com pressa, não há tempo para essa comunicação e, por isso, acabamos comendo mais do que de fato precisamos. Mas não é apenas esse o benefício de comer com calma e mastigando bem. Vamos te mostrar outras vantagens desse hábito:


Mais saliva


Sim. Salivar é super importante, sabia? Isso porque são as enzimas presentes na saliva que iniciam a digestão. Elas quebram a gordura e o carboidrato e facilitam para que o alimento passe pelo esôfago.


Manutenção do peso


Se você está preocupado em não engordar, fique sabendo que uma das práticas que deve adotar é mastigar bem. Como já falamos, ao comer devagar, sentimos maior saciedade e, comendo menos, consequentemente, não ganhamos peso.


Melhor absorção dos nutrientes


Quanto mais mastigamos, mais as enzimas e o suco gástrico conseguem agir. Com isso, as moléculas de proteínas, carboidratos e lipídeos são melhores absorvidos no intestino. Quando melhor digerido o alimento for, maior será a quantidade de vitaminas e minerais liberados para o organismo.


Dentes saudáveis


Os ossos da nossa arcada dentária ficam mais fortes à medida que mastigamos. Além disso, a saliva que produzimos ao mastigar também ajuda a limpar os dentes, o que evita as cáries.


Mais prazer


Comer é um prazer, mas isso só é possível se sentirmos o sabor do alimento. Quanto mais você mastiga, mais sente esses sabores e mais prazeroso se torna esse momento. Portanto, comer devagar também promove bem-estar!


Como fazer a mastigação correta?


Antes de tudo, reserve um horário do seu dia para as refeições principais. Coloque isso como prioridade.

Coloque pequenas porções na boca, para que faça a mastigação de maneira confortável.

Concentre-se no ato de mastigar, sentindo cada tempero e textura.

Descanse os talheres, para evitar que coloque mais comida, antes mesmo de engolir aquela que está mastigando.

Procure mastigar dos dois lados da boca ao mesmo tempo.

Só engula quando sentir que todo o alimento foi triturado.




129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page