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  • Tati Barros

Home office: como ter uma rotina mais saudável trabalhando em casa



Para muitas pessoas, o home office apareceu como uma novidade emergencial diante da necessidade de isolamento social que a pandemia trouxe. E, com esse novo cenário, veio também o desafio de tornar essa rotina tão produtiva quanto a antiga.


É fato que o trabalho em casa confere vários benefícios, como não precisar se deslocar diariamente, o que gera um ganho de tempo, além de uma melhor qualidade de vida. Isso, claro, se você conseguir criar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, mesmo dentro de um mesmo ambiente.



Como ser mais produtivo no home office


Para sentir todas as vantagens do home office, é preciso disciplina e, até mesmo, inserir novos hábitos ao dia a dia. Se você ainda não conseguiu achar o jeito ideal para tornar esse tipo de trabalho produtivo e saudável, vamos te dar as coordenadas para isso. Confira:

Crie um ambiente de trabalho


Por mais tentador que seja trabalhar na cama, não caia nessa armadilha. Para o cérebro, é importante entender a separação entre descanso e hora de trabalho. Passar o dia na cama pode não apenas ser improdutivo, como também, causar insônia.


Estabeleça um local de trabalho dentro de casa, de preferência um ambiente calmo, silencioso e com luz natural. E, para completar, tire o pijama! Isso é importante para passar para o cérebro a mensagem de que acabou a hora de descanso e é hora de ser produtivo.


Postura é tudo!


Quem está acostumado a passar horas diante do computador, certamente, já sabe dessa dica. Mas ela é tão essencial que vale sempre repetir. Trabalhar com uma postura inadequada pode gerar desconfortos e, até mesmo, problemas sérios na coluna.


Regule a cadeira de modo que os braços fiquem confortavelmente apoiados sobre a mesa e mantenha os pés apoiados no chão. O ideal é manter os joelhos dobrados em um ângulo de 90°.


Deixe ainda a tela do computador em uma altura em que sua cabeça fique ereta ao digitar. Para completar, apoie as costas na cadeira para que não fique curvada.

Tenha horário de almoço

Não abra mão do seu intervalo de almoço, como se estivesse no seu trabalho. Mantenha sempre o mesmo horário de refeição e aproveite para descansar. Nada de almoçar em frente à tela do computador, hein?


Alongue-se


Passar muitas horas seguidas em frente ao computador não é saudável nem para o corpo, nem para a mente. Programe-se para tirar pequenos intervalos a cada hora para se levantar e fazer pequenos alongamentos. Exercícios de meditação durante o dia também podem ajudar na concentração e produtividade.


Defina horários


É comum a reclamação de pessoas que sentem que trabalham muito mais em casa do que no escritório. E essa é uma armadilha do home office mesmo. Por isso, respeite o período de atividade profissional diária e não ultrapasse esse limite.


Ao final do expediente, desligue o computador e não responda mensagens e e-mails. Assim, você não deixará que a vida profissional invada seu ambiente pessoal e estará renovada para o dia seguinte de trabalho.


Exercite-se


Estar em casa não é desculpa para manter o sedentarismo. Existem canais no Youtube e aplicativos que te ajudam a manter a rotina de atividades. Como se sabe: corpo são, mente sã. E, nesse momento tão complicado que estamos vivendo, é mais importante do que nunca manter essa sanidade.


Por fim, a dica que serve para qualquer situação da vida: beba água! Manter-se hidratado é fundamental para garantir uma vida saudável. Por isso, deixe a garrafinha ao seu lado!

Se você se sentir angustiado e com dificuldades de se adequar a essa nova realidade, não hesite em procurar ajuda psicológica. Cuide sempre da sua saúde mental!



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