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  • Tati Barros

Frutas da primavera: o que comer nesta estação


A primavera traz consigo muito mais do que flores coloridas e uma temperatura agradável. Também é época de safra para uma grande variedade de alimentos que se desenvolvem nesta estação, deixando nossos pratos mais coloridos, diversificados e, o mais importante, nutritivos. E você sabe quais são os vegetais e frutas da primavera?


Os legumes, verduras e frutas da primavera


Cada estação conta com uma seleção de alimentos que dão frutos naqueles meses, devido a fatores como a temperatura e o solo. É interessante, então, aproveitar cada uma delas para experimentar novos sabores e se aventurar em receitas diferenciadas. Quem sabe você não descobre uma nova paixão gastronômica?


Com o aumento das temperaturas, a dica é investir em alimentos mais leves, frescos e de fácil digestão. Por isso, saladas e sopas frias são ótimas opções. E importante: cada vegetal exige um tipo de preparação própria, para conservar melhor os seus nutrientes. Aqui, te contamos mais sobre isso e explicamos como consumir vários deles.


Outra dica importante que temos para compartilhar é: procure consumir três cores diferentes de fruta por dia. Cada uma concentra uma variedade própria de vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem o organismo.


Agora, vamos à lista dos alimentos típicos da primavera? São eles:


Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica e banana prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e maçã gala, mamão formosa e mamão havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina.


Legumes: Abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo.


Verduras: Almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, moyashi, mostarda, nabo e rabanete.


Com essa grande quantidade de frutas e outros vegetais da estação, o que não vai faltar é opção de receitas saborosas para diversificar o seu cardápio. Nos dias mais quentes, vale ainda fazer drinks refrescantes, além de sucos detox. Essa ainda é uma ótima oportunidade para incentivar as crianças a conhecer novos sabores!



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