Imagem1.png
  • Tati Barros

Exercícios ao ar livre: os principais cuidados em tempos de pandemia




Já se passaram alguns longos meses desde que a pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil e isolamento social passou a ser a forma mais indicada e eficiente para evitar a propagação do vírus. Após tanto tempo, é normal as pessoas sentirem falta da prática de exercícios ao ar livre. Mas será que dá para fazer isso de um jeito seguro?


Como se exercitar ao ar livre durante a pandemia


A Organização Mundial da Saúde reconhece a importância de se manter ativo durante a pandemia, já que a prática regular de atividades físicas beneficia o corpo e a mente. A saúde mental, inclusive, é uma grande preocupação nesses tempos de tantas incertezas e medos e, por isso, merece atenção especial. E, como se sabe, se exercitar é uma das melhores formas de manter a mente sã.


Mas, atenção: o cuidado deve ser redobrado ao sair de casa para se exercitar, viu? A própria OMS recomenda que essa prática só seja realizada se for respeitado o distanciamento físico de, pelo menos, dois metros de uma pessoa para outra. Por isso, a dica é escolher horários e locais com menos circulação de pessoas.


A organização ainda reforça a importância de lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel antes de sair, enquanto estiver na rua e assim que chegar em casa.

Tenha um cuidado extra com equipamentos à disposição em parques e praças públicas. O ideal é não utilizá-los, mas caso não dê para evitar, é indispensável higienizá-los sempre. Fique atento ainda ao secar o suor do rosto. Procure carregar uma toalha pequena só para essa finalidade.


Devemos lembrar ainda que os sintomas da Covid-19 podem demorar até duas semanas para se manifestarem e, há casos ainda, em que pessoas sequer apresentaram sintomas. Portanto, há o grande risco de uma pessoa que contraiu o vírus prepará-lo sem sequer saber que está doente. Caso você sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, fique em casa!


E o uso da máscara?


Especialistas garantem que nos casos de práticas de atividades físicas as máscaras não garantem proteção suficiente, já que é comum transpirar, o que a deixa úmida. Além disso, há o fato da máscara dificultar a respiração. No entanto, não é para abrir mão dela: só saia de casa com o acessório, usando-o da forma adequada, que é cobrindo o nariz e a boca.


Se você estiver com receio de se exercitar em ambientes públicos, uma ótima alternativa (e bem mais segura) é se exercitar em casa. Há várias opções de canais no Youtube e apps que te ajudam nessa missão. O importante é não ficar parado!






1 visualização0 comentário

Vamos fazer uma pausa!

 Este é nosso espaço cheio de conteúdo bacana para você se informar e relaxar. Falaremos de saúde, bem estar, alimentação saudável e também publicaremos receitinhas saudáveis mara para você curtir com amigos e familiares.

Respire fundo, faça uma pausa e aproveite a experiência!  

Institucional

ASSINE GRÁTIS

 Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo em primeira mão!
 

© 2020 por SANTA PAUSA