top of page
  • Tati Barros

Ervas aromáticas: o que são e quais você precisa ter em casa?




O consumo de sal é algo que deve ser controlado e isso não é novidade. Afinal, em excesso, esse ingrediente pode causar sérios problemas de saúde, como pressão alta. Mas fica tranquilo: uma comida com pouco sal não precisa ser sem tempero, viu? O segredo é investir nas ervas aromáticas.


O que são as ervas aromáticas?


Certamente, você já conhece - e usa - alguns desses itens na sua cozinha. As ervas aromáticas são aquelas folhas de plantas que usamos como temperos em diferentes receitas.


Além de saudáveis, essas ervas ainda são econômicas, já que você pode cultivar em casa mesmo, na sua hortinha. Outra vantagem é que elas são bem versáteis, embora tenham pratos que combinam mais com algumas específicas. Vamos te apresentar agora as principais e sugerir onde usá-las:


Alecrim


O alecrim é uma planta bem fácil de ser cultivada (não é a toa que música fala “que nasceu no campo sem ser semeado”), desde que seja em lugares quentes e com solo seco. Com folhas são finas e pontudas, ela tem um aroma suave.


Onde usar: o alecrim combina com batatas, peixes e carnes.


Hortelã


Essa é uma planta medicinal que merece estar na sua hortinha caseira. A hortelã tem efeito calmante, além de ajudar em casos de má digestão e náuseas. Além de ser um derivar um delicioso chá, combina com bebidas refrescantes, como drinks e sucos.


Cebolinha


A cebolinha é tão popular que quase dispensa apresentações. Para quem deseja cultivar, ela precisa de um solo fértil e receber luz solar frequente.


Onde usar: caldos, sopas, saladas, omeletes, entre outros.


Salsinha


Comumente utilizada em conjunto com a cebolinha, a salsinha é extremamente utilizada em todo o mundo. Para quem cultiva em casa, a dica é sempre colhê-la pouco antes de usá-la na cozinha, já que ela precisa ser usada fresca, como finalização dos pratos.


Onde usar: molhos, sopas, caldos, carnes, saladas e massas, entre tantos outros.




Coentro


Essa é polêmica, hein? O coentro é do tipo ame ou deixe-o. Utilizado em culinárias de diversos países, ele costuma estar presente em pratos como moqueca, ceviche e guacamole.


Outros usos para o coentro: cozidos, peixes, frutos do mar, carne de porco, cordeiro, entre outros.


Manjericão


A erva mais popular da culinária italiana, é impossível não associar o manjericão a pratos como pizza e molhos de tomate. Para quem deseja cultivar na hortinha caseira, ele precisa de um local seco e longe de luz direta. Assim como no caso da salsinha, a dica é colher o manjericão pouco antes de usar no prato, para que o aroma e sabor se sobressaia.


Onde usar: queijos, pizza, massas, saladas e frangos.



Orégano


Seja fresca ou desidratada, o orégano é um daqueles temperos inconfundíveis e que valorizam as receitas.


Onde usar o orégano: Frangos, massas, ovos, saladas.



Conta pra gente quais dessas ervas aromáticas você costuma usar nas suas receitas e se cultiva alguma em casa! Aproveite para experimentar outros temperos e deixar seu prato mais saboroso e saudável!




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page