Imagem1.png
  • Tati Barros

Chegou o inverno: como se proteger das doenças respiratórias da estação

Por Clara Mariz


O mês de julho chegou e com ele o inverno. Sim! Aquela estação do ano em que os dias ficam menores e as noites mais longas; em que um bom agasalho vira o seu melhor amigo e que tomar alguma coisa quente vira sinônimo para aconchego.


Porém, é durante o inverno que as doenças respiratórias aparecem com mais frequência. Afinal, com o clima mais frio, a tendência é a gente ficar em lugares mais fechados e com menos ventilação e esse é, infelizmente, o ambiente perfeito para a disseminação de alguns conhecidos como: a gripe, os resfriados, as viroses e, também, a Covid-19.


Para se proteger é fácil! Além das medidas de proteção contra o novo corona vírus, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização constante das mãos, é possível se manter seguro durante o inverno com outros cuidados. Pensando nisso, a gente separou alguns alimentos que você pode inserir na sua dieta e que melhoram a imunidade, além de algumas dicas de ouro. Confira:


Cuidado com a alimentação


Manter uma alimentação saudável é importante em qualquer época do ano e é claro que no inverno isso não seria diferente. Contudo, é essencial aumentar o consumo de comidas ricas em alguns nutrientes que dão um up na imunidade, como a vitamina C e os alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, por exemplo.


As frutas cítricas, como a laranja, limão, tangerina e acerola, são as mais fáceis de serem inseridas nas refeições, desde o café da manhã até o jantar. Já os anti-inflamatórios naturais estão presentes das verduras até os temperos, e entre os mais famosos deles estão o alho, o gengibre, a canela e o louro.


Uma grande aliada do nosso organismo é a hidratação! Beber água ajuda a evitar a queda da imunidade e, de acordo com especialistas, todas as pessoas devem ingerir no mínimo cerca de dois litros por dia.


Mantenha o ambiente umidificado


Durante o inverno, é bem comum que o tempo fique mais seco, principalmente porque essa é uma época em que o índice de chuvas é cada vez menor. Com isso, é importante se atentar aos locais fechados evitando o uso constante de ar condicionado e deixando o ambiente sempre bem ventilado. Isso porque o ar muito seco, além de facilitar a proliferação de organismos, também ajuda no ressecamento das mucosas.


Para manter os espaços bem umidificados existem algumas técnicas caseiras e bem baratinhas como manter sempre uma toalha molhada por perto, colocar um balde de água fervente em um cantinho. Além disso, também existem os umidificadores elétricos.


Vacine-se!


As vacinas da gripe protegem o organismo contra o vírus da influenza, que provocam a gripe e também podem causar pneumonia. Durante o inverno, todos os estados do Brasil fazem campanhas para a imunização anual contra essas doenças.


Não deixe de procurar no posto de saúde da sua cidade. As vacinas salvam muitas vidas!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo