Imagem1.png
  • Tati Barros

Dicas para diminuir o sal de cozinha


Que o uso do sal de cozinha deve ser moderado, você já sabe. Afinal, o uso em excesso pode causar sérios problemas para a saúde, como hipertensão, problemas cardíacos ou trombose.


Mas como ficar sem aquele sabor tentador que tanto gostamos? Aí é que está: reduzir o consumo de sal não precisa representar menos gosto na comida!


Como diminuir o sal de cozinha


Vamos te dar algumas dicas para reduzir o consumo de sal para preservar a sua saúde, mas sem deixar o sabor de lado. Acompanhe:


Leia os rótulos


Você tem o costume de ler os rótulos dos alimentos, antes de comprar? Pode parecer algo chato e desnecessário, mas nada disso. Essa é a melhor forma de saber o que você está ingerindo. Para saber se o produto é rico em sal a dica é procurar por sódio, sal, soda ou símbolo Na ou NaCl. E importante: a concentração sempre aparece em ordem decrescente, portanto se o sal estiver lá no topo, evite.


Invista nas especiarias


Essa é a grande dica para garantir o sabor nas suas receitas. O quanto você usa ervas e outras especiarias? Opções não faltam para agradar aos mais variados paladares.


Entre os mais populares estão: alho, cebola, salsinha, cebolinha, pimenta, orégano, manjericão, folhas de louro, tomilho, gengibre, curry e alecrim, entre tantos outros. Tudo isso você pode usar sem moderação, viu?




Acrescente sucos cítricos


Vale ainda usar sucos de limão ou laranja em molhos e saladas. Além de conferirem um sabor cítrico todo especial às receitas, eles ainda são ricos em vitamina C. Use ainda para temperar frangos e peixes.


Tire o saleiro da mesa


Sabemos que é bem tentador pegar o saleiro e acrescentar o sal no prato. Mas tente pensar que, durante a preparação das receitas, o tempero já foi adicionado. Para evitar esse hábito, deixe o saleiro bem longe da mesa ou coloque outros ingredientes dentro dele. Uma boa alternativa é criar uma mistura de pó de alho, pimenta-do-reino, pó de cebola e orégano e colocar no recipiente.


Evite alguns alimentos


Há produtos que são ricos em sal e o melhor é fugir deles. Entre os alimentos estão os embutidos e enlatados, como salame, presunto, salsicha, bacon, além de congelados pré-prontos, como pizza e lasanha. Evite ainda carne-seca e de sol, que levam uma grande quantidade de sal para preservá-las.


Compre pães com pouco sal


Sabia que 35% do sal que comemos vem de cereais industrializados e produtos que os contêm, como o pão? Por isso, prefira pães que contêm quantidades reduzidas de sódio. Se você der uma conferida nos produtos da Santa Pausa, por exemplo, vai ver que o sódio aparece na última posição de quantidades mostradas nos rótulos.


Que tal começar a reduzir o consumo de sal na sua casa?



5 visualizações0 comentário