top of page
  • Tati Barros

Dicas para incluir as crianças na cozinha

Atualizado: 20 de ago. de 2020


Um dos grandes desafios que pais de crianças enfrentam é a dificuldade em fazer com que os pequenos comam alimentos saudáveis. Se você tem enfrentado sem sucesso essa missão, esse artigo é para ti! Você já tentou incluir a criança na cozinha?


Benefícios de incluir as crianças na cozinha


Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que há uma significativa melhora na qualidade da alimentação das crianças que fazem parte do preparo das refeições. Afinal, essa é uma maneira deles conhecerem melhor cada ingrediente e se envolverem na preparação. Com isso, eles passam a ter mais vontade de experimentar novos sabores.


Além disso, essa prática tem uma importante função no convívio familiar. Esses momentos de pais e filhos juntos na cozinha geram memórias afetivas que ficarão presentes por toda a vida. Sem falar que é ainda uma atividade a mais para ocupar o tempo desses pequenos cheios de energia e que se encontram trancados em casa devido à pandemia ou às férias escolares.


Como fazer a criança ajudar na cozinha


Para quem não sabe que tipo de funções pode dar para os filhos na hora do preparo dos alimentos, preparamos uma lista que vai te ajudar. Confira:


Cultive uma horta em casa


Já pensou em criar uma hortinha? Essa é uma atividade cheia de benefícios para adultos e crianças. Elas podem ajudar no cuidado diário e, na hora do preparo dos alimentos, colher os temperos que serão utilizados nas receitas.


Higienização dos alimentos


Peça para eles pegarem as frutas, legumes e verduras que forem utilizar e lavar cada um com cuidado. Enquanto isso, explique a importância de uma boa higienização para evitar doenças.


Ler a receita


Se o seu filho já sabe ler, peça que ele leia a receita, enquanto você prepara. É uma forma dele praticar a leitura e sentir que está ajudando na preparação de pratos mais elaborados.


Untar forma


Se a receita pedir que se unte uma forma, deixe a missão para seu filho. Ele pode fazer isso com a manteiga ou azeite, utilizando um pincel de cozinha ou mesmo um papel toalha.


Quebrar ovos


Essa função pode gerar alguma bagunça, mas é um jeito de treinarem a coordenação motora. Ensinando com paciência, logo eles ficam experts.


Misturar os ingredientes


Essa é uma das funções que os pequenos mais gostam, especialmente se for uma mistura para bolos. Peça que eles despejem cada item em uma vasilha e faça o resto do serviço. Diversão na certa!


Montar a mesa


Com as receitas pontas, chega o momento de montar a mesa. Peça a ajuda da criança para isso também. Só evite que os menores mexam com facas e outros itens cortantes.


Sem dúvida, após tanta dedicação deles, será impossível que não queiram experimentar tudo o que ajudaram a preparar. E, de quebra, terão garantido um divertido momento em família!



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page