top of page
  • Tati Barros

Como praticar o consumo consciente no seu dia a dia


Sustentabilidade parece ter virado a palavra da moda, mas muito mais do que uma tendência, ela é uma necessidade urgente. Uma das formas de inseri-la em sua vida é praticando o consumo consciente. E é sobre isso que vamos falar agora.


Como praticar o consumo consciente


Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o consumo consciente é “uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta”. O melhor é que, com pequenos gestos, você pode fazer a sua parte e incentivar as pessoas que convivem com você a também adotarem essas práticas.


Para te ajudar nisso, listamos alguns hábitos que vão causar um impacto positivo na sua relação com o meio ambiente. Confira:


1. Lista de compras


Quando for ao mercado, leve uma lista com os itens que realmente são necessários comprar, analisando inclusive a quantidade ideal para sua casa. Isso vai evitar que você compre produtos supérfluos e em quantidades exageradas, que poderão estragar.


2. Priorize produtores locais


Só tem benefícios em comprar daquele pequeno produtor da sua região. Além de colaborar para a economia local e gerar uma economia para o bolso, você ainda garante uma maior preservação do planeta. Isso porque há menos gasto de combustível no transporte, além de, no caso de produtos naturais, costuma haver um menor uso de agrotóxicos.


3. Opte pelo refil


Diversos produtos oferecem a opção de embalagens de refis. Essa é uma boa opção, pois são utilizadas menos matérias-primas para fabricação.


4. Pratique a doação


Separe aqueles itens que você não vai usar mais e, ao invés de descartar no lixo, doe. Sempre há pessoas precisando de algo e, além de ajudá-las, você ainda irá evitar uma maior poluição, que o descarte indevido ocasiona. Há ainda grupos nas redes sociais que promovem trocas de itens, além de brechós que recebem roupas e calçados.


5. Descarte adequado do óleo vegetal


O óleo de cozinha é um grande vilão do meio ambiente. Isso porque, se for descartado de forma incorreta, ele polui a água, impermeabiliza o solo, entope canos, e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. Para evitar tantos prejuízos, procure postos de coleta do material ou ainda pessoas que utilizam o ingrediente para a fabricação de sabão e outros itens.


6. Conheça as empresas que consome


É importante apoiar e incentivar empresas que possuem uma política de responsabilidade social. Diversas delas assumem ações que colaboram para a redução do impacto negativo no meio ambiente. Prefira aquelas que não fazem testes em animais, que fazem o reflorestamento, que trabalham com produtos recicláveis e que reduzem a poluição.


7. Faça reciclagem


Por fim, uma dica clássica: faça a separação adequada das embalagens e outros itens recicláveis. Procure saber se na sua região há cooperativas que fazem a recolha desses materiais e entre em contato com elas.


Com essas pequenas ações, você já colabora para a preservação do planeta. E não deixe de pesquisar outras iniciativas que fazem a diferença e podem ser inseridas no seu dia a dia.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page