top of page
  • Tati Barros

9 dicas práticas de como ter uma alimentação saudável


A gente ouve o tempo todo sobre a importância de se alimentar de forma saudável, portanto isso não é novidade. Mas, a verdade é que muitas vezes isso parece algo difícil de colocar em prática, distante da nossa rotina. Só que não precisa ser assim.


Como ter uma alimentação saudável


Não se trata de, de uma hora pra outra, começar a comer apenas frutas, legumes e verduras. O segredo é adotar pequenos hábitos no seu dia a dia para que essa mudança seja gradual. Ao mudar radicalmente a dieta, você não dá tempo para o seu corpo se acostumar e a tendência é voltar para os hábitos antigos.


Bem.. mas vamos ser mais práticos. Confira agora alguns passos importantes para você adotar uma alimentação mais saudável:


1. Aprecie a comida


Já falamos aqui, sobre a importância de se alimentar com calma e fazer a mastigação de forma correta. Esse é um hábito que ajuda na digestão e, até mesmo, na perda de peso. Sem falar que torna a refeição muito mais prazerosa.


2. Coma a salada primeiro


Uma dica preciosa é começar as refeições com um prato de salada separado. Além de fazer com que você crie o gosto por verduras, especialmente as folhas verdes, essa é uma maneira de comer menos o prato principal. Isso porque esse alimentos são fontes de fibras, que conferem saciedade.


3. Não tenha medo de experimentar


Teste novos sabores e texturas. Procure receitas que utilizam, de forma diferenciada, ingredientes que você não está acostumado a comer. Muitas vezes por preconceito, deixamos de experimentar alimentos deliciosos e que ainda são benéficos para o nosso corpo.


4. Hidrate-se


Uma dica óbvia, mas que nunca é demais lembrar. A água purifica nosso organismo, transporta os nutrientes para as células e, ainda, deixa a pele e o cabelo hidratados e saudáveis. Tenha sempre uma garrafinha por perto e beba, pelo menos, 2 litros diariamente.


5. Evite a farinha branca


Para ficar branca, a farinha passa por um processo de refinamento que retira todos os nutrientes. O que fica é apenas o carboidrato simples, que colabora para a obesidade e desenvolvimento de diabetes e outras doenças. Por isso, opte por versões integrais de massas, arroz e pão.


6. Faça pequenos lanches durante o dia


Nesse artigo, mostramos a importância do lanche e vale a pena conferir. Mas, resumindo, essas pequenas refeições são importantes para manter o corpo nutrido e com energia, além de garantir uma maior saciedade. Assim, na hora das refeições principais, comerá menos.


Mas não adianta investir em lanches gordurosos ou ricos em açúcar, hein? Opte por oleaginosas (como castanhas, nozes e amêndoas), frutas, iogurtes naturais e sanduíches integrais.

7. Reduza o açúcar


Sabemos que o açúcar é uma tentação e, para alguns, até mesmo o vício. E nem precisamos dizer que vícios nunca são algo positivo, né? Tente reduzir ao máximo possível o consumo desse item e, quando for inevitável, opte por opções mais saudáveis. Aqui, te mostramos algumas que indicamos.

8. Consuma frutas


Frutas são gostosas e ajudam a saciar essa vontade por doces. Além disso, são fontes ricas de fibras, vitaminas e minerais. Tente consumir 3 porções por dia, variando as frutas, já que cada uma possui nutrientes diferentes.

9.Saiba o que você está comendo


Por fim, crie o hábito de ler os rótulos dos alimentos e entender o que se encontra naquilo que consome. Esse é um jeito de te deixar atento sobre os componentes e entender os efeitos de cada um em seu corpo.

Com estas dicas de como ter alimentação saudável, seu corpo, certamente, irá agradecer!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page