Imagem1.png
  • Tati Barros

Aprenda como higienizar alimentos orgânicos

Atualizado: 20 de Ago de 2020


Todo mundo sabe que higienizar alimentos é essencial para evitar contaminação. Afinal de contas, até chegarem às nossas mesas, eles passam por diferentes mãos, formas de armazenamentos e transportes. E é importante dizer que isso também vale para os alimentos orgânicos, ou seja, aqueles que não possuem agrotóxicos. Afinal de contas, eles não estão livres de conterem insetos, terras e outros resíduos superficiais.


Como higienizar alimentos orgânicos


É preciso entender ainda que esses vegetais podem conter também bactérias, como a E.coli que, se ingerida, pode causar infecção urinária, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico – urêmica.


Outro detalhe é que pode ocorrer desses alimentos orgânicos serem armazenados e transportados juntamente com outros inorgânicos e, assim, serem contaminados por agrotóxicos, ainda que em quantidades mínimas. Portanto, um alimento orgânico só será sinônimo de mais saudável se for bem higienizado.


E para te ajudar na missão de garantir que você e toda família consumam alimentos livres de sujeiras e micro-organismos, vamos dar dicas de como fazer a higienização de forma correta.


Antes de tudo, uma informação: vinagre não é a melhor alternativa para essa limpeza, sabia? O produto não tem a capacidade de eliminar as bactéricas dos alimentos, ao contrário do que muita gente pensa.


Então, vamos ao passo a passo mais indicado:


1. Água corrente


Para eliminar as sujeiras superficiais que ficam no alimento, é preciso fazer uma primeira lavagem em água corrente. No caso das folhas, é necessário lavar uma a uma, sem pressa.


2. Hipoclorito de sódio


A solução mais indicada para uma higienização eficiente é: colocar em um recipiente uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Deixe o alimento de molho de 15 a 20 minutos e então enxágue bem.


3. Secagem


A secagem dos alimentos é outra etapa importante. Para isso, utilize toalhas de papel ao invés de panos de prato, que podem conter agentes que contaminem os vegetais. Mais uma vez, em caso dos folhosos, seque um a um, com cuidado.


4. Armazenamento


Para finalizar, é fundamental fazer um armazenamento correto. Antes de colocar na geladeira, separe os alimentos secos em saquinhos plásticos, para evitar o ressecamento. Faça alguns furinhos para permitir que os alimentos respirem. Para uma melhor conservação, coloque os vegetais na parte mais baixa do refrigerador.


Pronto! Com esses cuidados, os alimentos orgânicos estarão bem higienizados e, assim, garantirão muito mais saúde para você e sua família!

0 visualização0 comentário

Vamos fazer uma pausa!

 Este é nosso espaço cheio de conteúdo bacana para você se informar e relaxar. Falaremos de saúde, bem estar, alimentação saudável e também publicaremos receitinhas saudáveis mara para você curtir com amigos e familiares.

Respire fundo, faça uma pausa e aproveite a experiência!  

Institucional

ASSINE GRÁTIS

 Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo em primeira mão!
 

© 2020 por SANTA PAUSA