Imagem1.png
  • Tati Barros

Como evitar a azia após a ceia de Natal



Final de ano é sinônimo de muita comida boa e bebidas para brindar. Mesmo em um ano tão atípico e distante dos familiares, é impossível fugir de todas as delícias típicas dessa época. Por isso mesmo, é tão comum que as pessoas sintam um incômodo pós-ceia. Vamos trazer algumas dicas para evitar a azia nas festas de fim de ano.

Como evitar azia nas festas de fim de ano

Você se esbalda na ceia e, pouco tempo depois, começam os sintomas: queimação no estômago, refluxo, dor no abdômen ou no peito, desconforto estomacal e náuseas. E pronto: toda a empolgação com o jantar vai por água abaixo. Mas não precisa ser assim!

Com essas dicas, você vai poder se deliciar, sem colocar seu bem-estar em risco. Confira:


Controle a ingestão de bebidas alcoólicas


Não estamos dizendo para abrir mão do vinho ou espumante. Não mesmo. Mas tudo em excesso faz mal e, quando se trata de álcool, isso é ainda pior. Essas bebidas ainda são calóricas, além de promover a desidratação. Por isso, a dica é sempre intercalar com um copo de água, o que ainda ajuda a evitar a ressaca e mal-estar.


Não exagere nos doces


As tentações são muitas: pavê, tortas, rabanada, biscoitos, panettone e por aí vai… Natal está ligado a açúcar. Mas você não precisa comer tudo isso e em grandes quantidades. Prefira frutas e doces mais light, com baixo teor de gordura.


Nada de ficar em jejum


Sempre tem alguém que diz que vai ficar o dia todo sem comer para “guardar espaço” para a ceia, né? Mas essa é a fórmula certa para exagerar e passar mal depois. Não caia nesta armadilha!


Invista em alguns alimentos


Há alimentos que ajudam muito no desconforto estomacal. Não é só pelo sabor, por exemplo, que abacaxi combina tanto com carne de porco. A fruta auxilia na digestão, evitando aquela sensação de estômago cheio. Vale ainda apostar no gengibre, alecrim, erva-doce e maçã.


Abuse das saladas e frutas


Está aqui algo que você não precisa ter moderação. Abuse das saladas variadas e frutas (inclusive na comida, para quem curte um sabor agridoce). Uma dica é ingerir esses alimentos antes dos pratos principais, assim você não irá exagerar nas receitas mais pesadas.


Não durma depois de comer


É normal que as ceias de natal e réveillon aconteçam depois da meia-noite. Mas tente não dormir logo após comer, o que evita refluxo e azia no dia seguinte.

Opte por comidas leves no dia seguinte


Não conseguiu evitar e exagerou na ceia? A dica então é pegar leve no dia seguinte. Prefira comer peixe, muita salada, frutas e, principalmente, não deixe de se hidratar!

Esperamos que, com essas dicas, você possa ter uma noite de Natal mais leve!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo