top of page
  • Tati Barros

Como dormir bem: dicas para uma rotina do sono




Um dos pontos mais essenciais para uma boa qualidade de vida é dormir bem. Uma noite mal dormida tira a nossa energia, prejudica o rendimento e pode resultar em outros prejuízos a longo prazo. Por isso, cuidar do seu sono é também cuidar da sua saúde.


Como dormir bem

Vamos enumerar alguns pontos essenciais para você criar um ambiente agradável e estabelecer uma boa rotina do sono:


Quarto só para dormir


Se você fica o dia todo na cama, tente tirar isso de vez da sua vida! É preciso que a sua mente entenda que a cama é um local de descanso. Por isso, evite ficar no quarto durante o dia e procure fazer suas atividades, como estudo e trabalho, para outro cômodo.


Nada de eletrônicos


A gente sabe como é tentador ficar mexendo no celular antes de dormir, mas a luz do aparelho afeta diretamente no sono. Ao deitar, procure deixá-lo desligado ou, até mesmo, fora do quarto. Você vai dormir mais rápido e ficar menos agitado, pode acreditar.



Boa iluminação


Uma iluminação adequada também pode colaborar para um maior descanso. Procure deixar as cortinas fechadas e evite ainda as luzes de aparelhos eletrônicos, como da televisão.


Cama confortável


Nada melhor do que dormir em uma cama com colchão adequado, um travesseiro confortável e um conjunto de roupa de cama de qualidade. Pode ter certeza que esse é um investimento que vale muito a pena. Além de proporcionar uma noite de sono mais aconchegante, esses itens são fundamentais para a saúde da coluna também, além de evitar problemas como rinite e alergias.


Outros elementos que ajudam


Procure se acostumar com ruídos brancos, como sons de chuvas e ondas do mar. Eles acalmam o cérebro e bloqueiam os barulhos externos que possam prejudicar seu sono. Outra dica é fazer uso da aromaterapia. Óleos essenciais de lavanda, por exemplo, são reconhecidos pelo poder de acalmar e proporcionar uma boa noite de sono.


Para finalizar, antes de deitar, tome um banho bem relaxante, vista um pijama bem gostoso e complete a rotina do sono com um chá quentinho. Temos certeza que você vai dormir muito melhor!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page