top of page
  • Tati Barros

Clean label: o que é essa tendência alimentícia?




Além de uma necessidade, a alimentação saudável também é uma tendência lucrativa. Para se ter uma ideia, projeta-se que, até 2021, a categoria de clean label, composta por produtos Naturalmente Saudáveis (NS), terá um crescimento que chegará a US$ 42 bilhões.


O que é clean label?


Esse é um termo que pode ser traduzido como “marca limpa”e representa as indústrias alimentícias que reconheceram essa demanda do consumidor por uma alimentação saudável e que oferecem produtos mais limpos e puros. Para ser clean label, é preciso que esses itens sejam comercializados da forma mais natural possível, livres de corantes, aromas sintéticos, conservantes ou qualquer outro tipo de ingredientes artificiais. Ou seja: alimentos e bebidas fortificados artificialmente estão fora dessa categoria.


Por que consumir alimentos clean label?


Além do fato de não conterem componentes artificiais que causam malefícios para a saúde, esses produtos ainda são indicados para quem possui restrição alimentar, como pessoas celíacas, veganas, diabéticas, com intolerância à lactose ou apenas quem busca uma dieta mais natural.


Como saber se o produto é clean label?


Você não vai achar uma classificação oficial ou rótulo sinalizando que um alimento é clean label. Mas isso não quer dizer que não dá para identificá-lo. Aliás, é bem simples. Ao analisar o rótulo, você deve ver se ele contém poucos ingredientes e todos são naturais. Portanto, fuja daquelas listas enormes, com descrição de substâncias que você sequer sabe o que significa.


Sugestões de alimentos clean label


Ao consumir leite, procure investir nos de origem vegetal, como o de amêndoas. Melhor ainda se você puder fazer a bebida em casa. Neste artigo, te ensinamos essa e outras receitas.


É importante ainda consumir frutas e vegetais orgânicos, que são aqueles livres de agrotóxicos e outros agentes químicos.




Santa Pausa: uma empresa clean label


Nossa preocupação é sempre com a sua qualidade de vida. E, por isso, nos comprometemos em cada etapa das nossas produções em criar produtos que se enquadram nos requisitos de clean label.


Os pães da Santa Pausa são produzimos artesanalmente produtos de panificação naturais, saborosos e naturais de verdade, livres de conservantes, aromatizantes, açúcares refinados e farinhas brancas.



Levamos até você alimentos nutritivos e balanceados, tornando sua vida mais prática e saudável.


Acreditamos na longevidade e no tempo de qualidade de vida das pessoas, portanto, queremos que cada indivíduo sinta-se pleno através de uma alimentação saudável e uma vida equilibrada.





23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page