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  • Tati Barros

Cólica: como aliviar de forma natural esse sintoma


Não são poucas as mulheres que, mês após mês, ciclo após ciclo, sofrem com as cólicas menstruais. A boa notícia é que é possível aliviar esses sintomas e, para isso, não é preciso fazer uso de medicamentos. A ideia é apostar em métodos naturais para reduzir a cólica.


Como reduzir a cólica menstrual naturalmente

Confira nossas dicas

1. Bolsa de água quente

Um método clássico e eficiente, a bolsa de água quente é indicada, já que o calor estimula a irrigação, o que faz com que os músculos relaxem e reduz o impacto das contrações do útero. Posicione abaixo do abdômen e deixe agir por alguns minutos. E atenção: para evitar que queime a pele, coloque uma toalha ou pano sobre a pele e só então posicione a bolsa.

2. Yoga

São incontáveis os benefícios da yoga para o nosso corpo e nossa mente. E, até mesmo, o período menstrual pode ser mais agradável, se a prática passar a fazer parte da sua rotina. Nesse artigo, você pode aprender algumas posições para aliviar o incômodo.

3. Chás

Alguns chás possuem ação analgésica, o que fazem com que sejam aliados no combate à cólica. Entre as melhores opções estão gengibre, camomila, lavanda, artemísia e calêndula.

4. Exercícios físicos

Já citamos a yoga, mas vale ainda investir na prática de atividades físicas. O que acontece é que os exercícios liberam endorfinas, o que ajuda ainda no equilíbrio hormonal. Encontre aquela que mais te dá prazer e mova-se!

5. Alimentação saudável

O que você come tem ligação direta com a forma com que o seu corpo reage. Por isso, invista em alimentos que ajudem a reduzir a inflamação, como é o caso das oleaginosas e verduras verde-escura. Aposte ainda nas sementes de abóbora e girassol. Além disso, evite alimentos inflamatórios, como doces, álcool, frituras, leites e derivados, refrigerante e café.

6. Reflexologia

Trata-se de uma terapia natural que consiste em fazer pressão em diversos pontos do corpo. Isso ajuda a aliviar e combater a dor. Procure, por exemplo, fazer essa pressão suave com a palma da mão, logo acima da região pélvica, onde o abdômen se liga com as pernas. Faça ainda uma massagem circular, por cinco minutos.

Essas dicas podem te ajudar nesse período, mas não se esqueça: Procure se consultar com seu ginecologista para saber a origem da dor e quais as melhores formas de tratá-la.


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