Imagem1.png
  • Tati Barros

Versátil e saudável: benefícios da farinha de aveia

Por: Clara Mariz

Clara Mariz


Na hora do café da manhã ou mesmo naquela santa pausa no meio da tarde, entre uma reunião e outra, um bom lanche consegue levantar o humor de qualquer um! Mas para que a alimentação não saia do rumo o segredo é inserir na dieta um grão bem comum: a aveia. Aqui, nos tão amados pães, ela também está presente na forma de farinha. Mais um ponto para a versatilidade!


Como é feita a farinha de aveia


Por ser a opção mais refinada dos grãos, a farinha de aveia muitas vezes é olhada de canto de olho, porém, ela continua tendo todos os nutrientes que encontramos nos outros derivados, só que em menor quantidade. Isso acontece porque ela é feita a partir da moagem dos grãos inteiros, já descascados, e ainda passa por um tratamento térmico, como os flocos. Mesmo assim, ela mantém boa parte das fibras, cálcio, ferro, zinco, manganês, potássio, e as vitaminas B1, B2, B6 e ácido fólico.


Os benefícios da farinha de aveia


Como um alimento riquíssimo em compostos bioativos, a aveia é responsável por melhorar a saúde do intestino, prevenir doenças cardiovasculares e também possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Tudo de bom para o nosso organismo, principalmente em tempos em que manter uma dieta regrada pode não ser tão fácil.


Além disso, esse super alimento possui uma fibra chamada de betaglucana. Esse tipo de fibra solúvel é a responsável por manter a saciedade por mais tempo, e por permitir que os grãos absorvam mais água do que os outros, como o trigo.


Para conseguir alcançar todos os benefícios do cereal, é preciso consumir no mínimo 60 gramas por dia. Mas atenção: o consumo diário não pode ultrapassar 300 gramas. Além disso, é sempre importante lembrar que por ser rica em fibras a inserção da aveia na dieta deve sempre estar ligada ao consumo de água, caso contrário ela pode causar prisão de ventre e constipação.


Como inserir a farinha de aveia na dieta


Como já adiantamos aqui, a farinha de aveia é um ingrediente super versátil. Hoje é possível encontrar muitos produtos feitos à base dela como pães, bolos, biscoitos e massas. Assim, para não ficar cansado, dá para inserir a farinha de aveia em refeições diferentes como no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde e até no jantar.

A farinha de aveia contém glúten?


A aveia é um cereal livre de glúten, porém, pessoas com restrições alimentares, como os celíacos, devem sempre conferir os rótulos, caso haja alguma contaminação durante o armazenamento e processamento. Normalmente, essas informações estão presentes próximo à tabela de valor energético.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo