Imagem1.png
  • Tati Barros

AVEIA: sabia que esse é um alimento sustentável?



Vez ou outra, um alimento ganha fama e vira queridinho de pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e funcional. Mas, nada melhor, do que descobrir novos benefícios de um item que já faz parte da nossa rotina alimentar, né? Esse é o caso da aveia que, agora, ganha status de alimento sustentável.


Por que a aveia é um alimento sustentável?


Com o desenfreado dos recursos naturais, que ocasiona na degradação cada vez maior do nosso planeta, tornou-se urgente criar uma consciência coletiva sobre a necessidade de revermos nossa forma de consumo. E isso tem ligação direta com a alimentação.


É crescente o número de pessoas que busca uma dieta mais sustentável, reduzindo assim o consumo de carne e outros alimentos de origem animal. Com isso, alimentos plant based (derivados de plantas, incluindo vegetais, grãos, nozes, sementes, legumes e frutas) viram protagonistas do prato.


E para quem busca uma alimentação “amiga do planeta” a aveia merece total atenção. Motivos para isso não faltam e vamos listá-los agora:


Menor consumo de água


Já citamos aqui, os benefícios do leite de aveia para a saúde. Mas sabia que ele, juntamente com o leite de soja, é o que consome, para a sua produção, o menor volume de água entre todos os outros tipos dessa bebida vegetal? Sem falar que ele também é um dos que menos emite CO2, perdendo apenas para o leite de amêndoa.


Protege outras plantações


Uma prática comum nas plantações é a rotação de culturas, que significa alternar diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo. Isso ajuda a evitar problemas como pragas, degradação do solo, doenças e plantas daninhas.


E, para isso, a aveia é uma das culturas mais indicadas, uma vez que possui características que ajudam a evitar a erosão do solo.


Gera energia renovável


Após moer o grão da aveia, é possível gerar uma fonte de energia limpa e renovável com os cascos que sobram nesse processo. Eles substituem o carvão na geração de eletricidade a vapor.


Alimento para os animais


Quando não há essa geração de energia, os cascos podem ser usados para alimentar os animais, uma vez que são fontes ricas em fibras.


O consumo de aveia no Brasil


De acordo com um estudo feito em 2018 pela IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Brasil está, atualmente, no ranking dos principais países produtores e consumidores mundiais de aveia.


Esse segmento,cresceu 7,4% entre 2016 e 2017 e a tendência é só aumentar. Já vimos que vantagens para isso não faltam, né? E fica aqui uma ótima sugestão de alimento para você incluir de vez na rotina alimentar de toda a família!


5 visualizações0 comentário