top of page
  • Tati Barros

Dicas para reduzir a ansiedade durante a pandemia



Já faz alguns meses que estamos vivenciando a pandemia e a necessidade de praticar o isolamento social, sem previsão de quando poderemos voltar à nossa rotina normal, sem medo. Tudo isso, inevitavelmente, tem causado um grande stress e é difícil encontrar alguém que não tenha sentido a saúde mental ser afetada por esse contexto. Mas será que é possível controlar a ansiedade durante a pandemia?


Como reduzir a ansiedade durante a pandemia


Não vamos mentir: essa não é uma tarefa simples. Mas, de forma alguma, deve ser deixada de lado. Embora ainda seja tratada como um tabu, doenças mentais são transtornos que merecem total atenção para não desencadearem consequências seríssimas.


Se você tem se sentido mais ansioso e abalado emocionalmente, saiba que não está sozinho. Embora contar com ajuda psicológica seja o mais recomendado para qualquer pessoa, adotar alguns hábitos na sua rotina pode ajudar a aliviar esses sintomas de stress e ansiedade. São eles:


1. Controle o excesso de informação


Veja bem: não estamos falando sobre ficar alienado sem se informar. Pelo contrário. A informação é o melhor caminho para combater qualquer mal. Mas o excesso é o problema. O tempo todo somos bombardeados com notícias por todos os lados e é difícil não se abalar. Por isso, moderação deve ser a palavra de ordem. Evite assistir a todos os jornais e ler apenas notícias sobre a pandemia. Reserve apenas um período do dia para se manter informado e evite veículos sensacionalistas e alarmistas. E, claro, fique atento às fake news!


2. Entenda a sua ansiedade


Quando sentir a ansiedade vindo, procure entender o que desencadeou esses sintomas. Mais do que "espantá-la", o importante é identificar esses gatilhos e, refletir sobre eles e, aos poucos, achar o melhor caminho para aliviar.


3. Desconecte-se


Reserve um momento do seu dia para relaxar. Uma leitura, série ou filme leve, daqueles que não nos fazem pensar muito é sempre boa opção. Permita-se assistir um reality bobo, uma série de comédia, ler um livro apenas por entretenimento, coisas que te tirem da realidade por um tempo e acalmem sua mente.


4. Crie uma rotina


Mesmo se você estiver em casa, fazendo home office, procure criar uma rotina. Estabeleça horários para trabalhar e outras atividades, crie um ambiente para o trabalho, tire o pijama, faça intervalos, não esqueça dos horários de refeições e procure dormir e acordar no mesmo horário. Tudo isso ajuda na produtividade e no bem-estar.


5. Faça exercícios físicos


Não é nenhuma novidade que exercitar-se regularmente traz mil benefícios não apenas para o corpo, como também para a mente. Esse é um dos melhores aliados para combater o estresse, a depressão e ansiedade. Procure uma atividade que te dê prazer e vale contar com a ajuda de aplicativos e canais no Youtube para te auxiliarem nessa prática.


6. Já tentou meditar?


Sabemos que nem todo mundo é adepto da meditação, mas deveria, viu? Cinco minutos por dia já podem te proporcionar um relaxamento e bem-estar únicos. É mais simples do que parece e, nesse artigo, damos dicas de apps para te ajudar a criar o hábito.


O mais importante é se lembrar sempre de que a respiração deve ser feita utilizando a musculatura do diafragma, ou seja, por meio da movimentação do abdômen.


7. Escreva


Sim. A escrita pode ajudar muito a entender nossos sentimentos. Procure passar para o papel seus sentimentos, pensamentos e dúvidas que você sente, especialmente nesse momento tão complicado. Esse vai ser ainda um registro interessante para revisitar daqui a alguns anos e perceber como você estava em meio à pandemia.


E não se esqueça: procure ajuda psicológico se puder. Algumas prefeituras e universidades disponibilizam consultas para quem não tem condições financeiras. Vale a pena pesquisar!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page