Imagem1.png
  • Tati Barros

Alimentos do povo Maia: o que eles cultivavam e comemos ainda hoje



A fascinante e mística civilização Maia foi responsável por parte importante da história da região onde hoje estão localizados países como México, Guatemala, Belize, Honduras, entre outros. E não foi apenas na arquitetura que esse povo deixou cravada a sua marca, séculos depois de sua decadência. Ainda hoje, muito do que comemos vem de influência dos Maias, sabia?


Alimentos do povo Maia


A agricultura era a base da alimentação do povo Maia, que cultivou e desenvolveu produtos e técnicas que, até hoje, são utilizados em todo o mundo. Fizemos uma seleção desses alimentos que fazem parte da nossa dieta e que nem imaginamos que se originam dessa antiga civilização. Confira:


Chocolate


Vamos começar a lista com um dos grandes prazeres gastronômicos que temos: o chocolate. Dá para imaginar que foram povos antigos que criaram o doce mais amado do mundo? Pois é! Os maias criaram a técnica de remover as sementes do cacau e assá-las para fazer chocolate quente. A bebida era usada para regular humor e em cerimônias especiais.


Abacate


Não é novidade que o abacate é um precioso ingrediente da culinária mexicana. E essa relação também remonta dos povos maias, que apreciavam o sabor e a textura do fruto. A partir dele, foram desenvolvidos pratos como o guacamole, uma iguaria típica do país.


Milho


Os Maias, assim como os Astecas e os Incas, cultivavam o milho, não apenas para a alimentação. O grão também tinha um cunho religioso. Há um estudo que mostra que a monocultura do milho na antiguidade teve, inclusive, influência na decadência da civilização. Isso porque as mudanças não foram superadas pela população das cidades devido à obsessão pelo cultivo do milho.


Poc Chuc


Este pode ser um nome estranho para a gente, mas o poc chuc é um prato bastante apreciado no México. Nele, a carne de porco salgada é cozida lentamente e são acrescentados suco de laranja azeda e vinagre para temperar a salinidade da carne. Por fim, o prato é coberto com cebolas salteadas com coentro e um pouco de açúcar.





Café


Quem visitar a Guatemala um dia pode incluir no roteiro a visita por cafezais de onde originaram essa que é uma das bebidas mais populares do mundo. Mais um agradecimento que devemos aos Maias.

Jamaica e horchata


Pense em uma bebida refrescante e rica em vitamina C, que mistura os ingredientes hibiscus em flor, água e açúcar. Vale a pena experimentar e brindar aos povos antigos.


Tamales autênticos


Por fim, um prato tão importante que está registrado, até mesmo, nas inscrições antigas. Os tamales são feitos com farinha de milho e recheados com frango, porco, legumes e/ou queijo. Por fim, são envoltos em casca de milho – ou banana ou folha de bananeira, cozidos no vapor e, para finalizar, cobertos com salsa.


Gostou de saber mais sobre os povos Maias? Conta pra gente qual alimento você achou mais curioso de ter se originado na antiguidade!




1 visualização0 comentário

Vamos fazer uma pausa!

 Este é nosso espaço cheio de conteúdo bacana para você se informar e relaxar. Falaremos de saúde, bem estar, alimentação saudável e também publicaremos receitinhas saudáveis mara para você curtir com amigos e familiares.

Respire fundo, faça uma pausa e aproveite a experiência!  

Institucional

ASSINE GRÁTIS

 Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo em primeira mão!
 

© 2020 por SANTA PAUSA